Cone Sul está com saldo positivo de empregos, segundo Caged

Dentre os 14 municípios do Cone Sul, 13 municípios apresentaram saldo positivo entre os meses de janeiro e julho de 2022 com a criação de novos empregos, segundo Caged.

Foto: DivulgaçãoDiariamente são admitidos e demitidos trabalhadores em todo Brasil, seja pela abertura/fechamento de empresas, qualificação profissional, entre outros fatores.    

Durante a pandemia algumas empresas foram obrigadas a reduzirem o quadro de funcionários em algumas áreas, mas apesar da crise, o saldo atual é positivo para o Cone Sul do MS, segundo o último levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado no início de junho, referente ao mês de julho e ao primeiro semestre de 2022.      

Em todo o Cone Sul o saldo entre as admissões e demissões é positivo no primeiro semestre de 2022, com saldo de 2.017. Apenas o município de Juti apresentou saldo negativo, no acumulado de 6 meses. (Veja relação abaixo)    

O Boletim da Coordenadoria de Estudos e Pesquisas apresenta dados mensais sobre o desempenho do Estado na geração de postos de trabalho, tendo como fonte oficial de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.  

Quanto ao desempenho das 33 Unidades de Atendimento da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul - FUNTRAB, a fonte oficial é a Base de Gestão de Mão de Obra – BGIMO. A partir de janeiro de 2020, o uso do Sistema do CAGED foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. A obrigatoriedade de envio das informações por meio do CAGED permanece apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. 

Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos a este sistema. Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes. O Novo Caged é composto por informações captadas dos sistemas eSocial, CAGED e Empregador Web.  

Saldo de empregos no Cone Sul (Cálculo: diferença entre o número de admitidos e demitidos de janeiro a julho de 2022) 

Amambai: 160 

Aral Moreira: 245  

Caarapó: 406 

Coronel Sapucaia: 66  

Eldorado: 175  

Iguatemi: 180  

Itaquiraí: 159  

Juti: 213 

Japorã: 11 

Mundo Novo: 13  

Naviraí: 727  

Paranhos: 35  

Sete Quedas: 30  

Tacuru: 23

Fonte: Raquel Fernandes, com informações Boletim Caged / Grupo A Gazeta