18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Com ex-presidente paraguaio na mira, Lava-Jato cumpre mandado em MS

Com o ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, como alvo principal, a Operação Lava-Jato cumpre mandado judicial em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19). Na lista das cidades onde policiais federais efetuarão prisões e buscas, está Ponta Porã, que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero.

Cartes esteve no comando do paí­s vizinho de 2013 a 2018 e é ligado a Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros” e preso em julho deste ano após 14 meses foragido, conforme apurou o jornal O Globo. O ex-presidente teria ajudado Messer na fuga e ocultação de bens.

A ação, batizada de Operação Patrón, é desdobramento da Operação “Câmbio, Desligo” que prendeu Messer e tem objetivo de combater crimes de lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. As investigações também miram esquemas de tráfico de armas e contrabando de cigarros.

Foram expedidas ordens de prisão contra outras 19 pessoas, uma delas o ex-presidente paraguaio, e outros 18 de busca e apreensão.

Ainda conforme O Globo, além de Ponta Porã, policiais estão nas ruas do Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ) e São Paulo (SP). Não há informações ainda sobre quem é alvo em Mato Grosso do Sul ou quantos mandados são cumpridos na cidade da fronteira.

Fonte: Anahi Zurutuza/ Campo Grande News

2019-11-19 08:11:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.