26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Com estoque zerado, Hemosul convoca doadores de O negativo

O Hemocentro Coordenador da Capital entrou em situação de emergáncia para sangue dos tipos 0 + e – com os estoques zerados. A instituição também alerta para o estado crí­tico de sangue 0+ positivo com apenas 22% no estoque.

Para doar é preciso:

Documentação: Documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mí­nimo de dois meses. Mulheres podem doar até trás vezes ao ano com um intervalo mí­nimo de trás meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardí­acas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hansení­ase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissí­veis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sí­filis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina. No caso das vacinas contra a covid-19: Coronavac o doador precisa aguardar 48h. Já a Oxford/Astrazeneca a espera são de sete dias.

Alimentação: deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. í‰ diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas o doador pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. í‰ recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Vale ressaltar que a doação pode ser agendada pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316 ou o doador pode ir até o centro do Hemosul que está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.hemosul.ms.gov.br ou pelas redes sociais.

Fonte: Lí­via Miranda – Assessoria de comunicação Hemosul

2021-02-25 08:16:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.