19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Com campanha prorrogada, Mato Grosso do Sul vacinou apenas 40% contra polio

Cosems reforça apelo para pais levarem filhos para vacinar.

Foto: Cosems/DivulgaçãoA campanha nacional contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de setembro, devido í  baixa cobertura em todo o território nacional. O prazo inicial da campanha, que começou em 8 de agosto, seguiria até esta sexta-feira, dia 9 de setembro.

Mato Grosso do Sul aplicou 70.511 doses, o que corresponde a 40,72% de cobertura vacinal. Apenas 7 municí­pios, dos 79, alcançaram o objetivo de vacinar mais de 90% do público alvo.

“Dez paí­ses das Américas (Argentina, Bolí­via, Brasil, Equador, Haiti, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela) estão em risco alto ou muito alto de reintrodução da pólio. De acordo com dados do Programa, em 2015 a cobertura nacional foi de 98,29%, e em 2021 de 69,47%. São dados preocupantes”, comenta a presidente do Cosems/MS, Maria Angélica Benetasso.

“Temos chamado atenção da população diuturnamente sobre o tema, todos os dias os noticiários falam sobre. Todos os municí­pios estão adotando estratégias diferenciadas, como, por exemplo, vacinação extra muros, nas escolas e aos finais de semana, mas infelizmente como é uma doença sob controle a população perdeu o medo”, complementa Maria Angélica.

A Secretária de Saúde de Vicentina, Josiane de Oliveira, conta como fez para melhorar a adesão e alcançar 90% do público alvo. “Realmente é muito difí­cil, para conseguir atingir a meta intensificamos a busca ativa, diariamente emitimos um relatório nominal das crianças, ligamos, fazemos visitas domiciliares, se a criança não é vacinada ligamos novamente, ficamos monitorando. Durante a puericultura, que é o acompanhamento periódico, levamos a vacinas também”.

Público-alvo

As idades recomendadas para que crianças tomem as cinco doses da vacina contra pólio são: aos 2, 4 e 6 meses de vida (injetável) e duas doses de reforço (gotinhas) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Se perdeu algum desses prazos, busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação da criança e receber orientações sobre o perí­odo mais adequado para a dose seguinte.

Fonte: Mariane Chianezi/ Midiamax

2022-09-09 08:49:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.