22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com autonomia de colheitadeiras, mercado exige profissionais tecnificados e com capacidade de interpretar dados em MS

Curso do Senar/MS ensina como ser um operador completo, com habilidades em regular e fazer manutenção das máquinas.

Foto: Reprodução/FamasulAssim como os automóveis, todos os anos, as colheitadeiras recebem tecnologias que alcançam 98% de autonomia. Para usufruir da máxima eficiáncia desses “computadores móveis”, o mercado exige que o operador acompanhe as habilidades. O Senar/MS tem em seu portfólio um curso que prepara profissionais para este mercado, que é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (02).  

Estamos em um momento crucial para a safra de soja em Mato Grosso do Sul. No perí­odo de colheita, os produtores rurais precisam acelerar as máquinas, que além de percorrem as lavouras, geram relatórios completos, levantam produção estimada, gatos de combustí­vel entre outros dados.

“A tomada de decisão para a próxima safra depende muito das informações obtidas em cima dos mapas de colheita. Por isso é essencial que o operador interprete as informações geradas pela máquina, entenda a condução do equipamento, quantidade de sementes, adubo, uso do GPS, configurações do monitor e sobre perdas e desempenho”, explica o instrutor, Eliel de Campos Boia. 

Este profissional pode ser contratado temporariamente ou de maneira efetiva. A remuneração pode variar muito, mas é bastante atrativa. No caso de trabalhar por temporada de aproximadamente 50 dias, o valor médio da diária é de R$ 250, ou o operador pode ainda receber uma porcentagem de 8% a 10% do valor faturado pela colheita. No caso de trabalhar permanentemente na propriedade, ele receberá um valor fixo somando a uma porcentagem em cima da quantidade de sacas de soja colhida, paga no final da temporada.

Notí­cia boa para quem pretende entrar neste campo: falta mão de obra qualificada para atender a demanda. “O perfil mais procurado é o operador mantenedor, que além da colheita, faz regulagens e pequenos reparos na máquina. O primeiro passo deste trabalho é elaborar um check-list verificando detalhes recomendados pelo equipamento, fazer a lubrificação diária e a limpeza”.

Tudo isso é ensinado no curso gratuito que faz parte do portfólio do Senar/MS. Acesse senarms.org.br/cursos e confira a agenda de cursos.

Fonte: Ellen Albuquerque/ Famasul

2022-02-02 08:52:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.