15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Com 27 frentes parlamentares, Assembleia contempla várias áreas e fortalece a democracia

Fundamentais na consolidação  da democracia, as frentes parlamentares apresentaram, neste ano, crescimento significativo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Foram instituí­dos 27 grupos, ampliando, assim, o número de entidades participantes e de áreas de atuação, e fortalecendo o Poder Legislativo na tarefa de elaboração de leis, que atendam a demandas sociais, e de fiscalização da aplicação de recursos públicos. As reuniões tiveram iní­cio em maio e, desde então, foram realizados 30 encontros, média de um a cada dez dias.

Frentes parlamentares são agrupamentos de deputados, dos diferentes partidos, e de entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que discutem problemas e propõem soluções em áreas de interesse público. A possibilidade de instituição desses grupos é prevista no artigo 101 do Regimento Interno da Casa de Leis (Resolução 65/2008). Entre as temáticas de atuação das 27 frentes da ALEMS, estão, por exemplo, saúde, meio ambiente, direitos humanos, defesa dos animais, fronteira, esporte e lazer. Todos os 24 deputados participam de uma ou mais frentes.

Instituí­das, as frentes parlamentares se organizam para dar posse aos membros e realizar suas ações. Promoveram reuniões as seguintes frentes: de Regularização Fundiária, de Recursos Hí­dricos, do Leite, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Desenvolvimento da Suinocultura, de Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental, de Enfrentamento í  Trí­plice Epidemia, em Defesa da Saúde Mental e Combate í  Depressão e ao Suicí­dio, em Defesa da Pesca e em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional.

Desses encontros, resultaram intervenções nos municí­pios visando ao fortalecimento das ações relativas í s várias temáticas de atuação das frentes, envios de documentos a Brasí­lia para ministérios e secretarias do governo federal, campanhas de prevenção e de sensibilização, cobrança de informações e esclarecimentos, desenvolvimento de estratégias e meios para avanço na captação de recursos, elaboração de planos conjuntos de atuação, entre outros encaminhamentos.

Meio ambiente

;"Reunião da Frente de Recursos Hí­dricos

Entre as frentes com atuação ambiental, está a de Recursos Hí­dricos, que tem como membros 11 deputados e representantes de 29 entidades, entre universidades, organizações não-governamentais, órgãos do governo, comitás, conselhos, federações e outras entidades de classe, empresas, etc. O grupo realizou quatro reuniões, nas quais foram discutidos e decididos encaminhamentos quanto í  qualidade da água, ao fortalecimento dos Comitás de Bacia Hidrográfica, a Polí­tica Nacional de Recursos Hí­dricos, entre outros assuntos.

Também com atenção ao meio ambiente, a Frente de Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental, realizou trás reuniões ordinárias neste ano. O grupo, constituí­do por dez deputados e representantes de 27 entidades. Entre os encaminhamentos decididos pelo grupo está a elaboração de um plano de ação e discussão de meios para utilização de recursos de compensação ambiental. Em Mato Grosso do Sul, há 126 unidades de conservação, que poderiam ser melhor utilizadas, dependendo de cada situação, para o turismo ecológico, pesquisas cientí­ficas, educação ambiental e recreação.

Crescimento econômico

;"Problemas do setor do leite discutidos em evento da Frente

Algumas frentes parlamentares promovem ações que visam contribuir para o fomento de atividades econômicas de Mato Grosso do Sul. í‰ o caso da Frente Parlamentar do Leite, que discute polí­ticas para melhoria do setor produtivo, que sofre com diversos problemas no Estado, como queda na produção, custo elevado, baixa rentabilidade, falta de incentivo e desmotivação do produtor. A frente é composta por 19 parlamentares e 29 instituições.

Com rebanho de 3,21 milhões de cabeças, a suinocultura é outro setor presente nos debates da ALEMS. A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura realizou duas reuniões neste ano e entre os encaminhamentos decididos está a solicitação da interferáncia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na discussão quanto í  taxação sobre a energia produzida por suinocultores.

;"Suinocultura também está presente em uma das frentes

Também voltada a discussões relativas a atividades econômicas, a Frente Parlamentar em Defesa da Pesca, coordenada pelo deputado Cabo Almi (PT), realizou duas reuniões neste ano. O grupo de trabalho discutiu, principalmente, o Decreto 15.

166/2019, que regulamenta o exercí­cio da atividade pesqueira em Mato Grosso do Sul – conforme esse dispositivo, a pesca amadora e/ou desportiva será realizada, a partir de 2020, apenas no sistema “pesque e solte”.

Saúde

;"Renato Câmara em reunião da Frente relativa í  Trí­plice Epidemia

Entre os grupos concernentes í  saúde, está a Frente Parlamentar de Enfrentamento í  Trí­plice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika, coordenada pelo deputado Renato Câmara e com participação de outros 17 parlamentares. A frente realizou quatro reuniões neste ano para discutir ações e polí­ticas públicas que contribuam para o combate í  proliferação de doenças, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre outros encaminhamentos, o grupo busca apoio financeiro para continuidade de pesquisas, em universidades, que ajudam a reduzir as estatí­sticas da trí­plice epidemia.

Ainda em se tratando de saúde, há um grupo que trata sobre questão alarmante na atualidade: o suicí­dio. A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate í  Depressão e ao Suicí­dio, coordenada pelo deputado Marçal Filho (PSDB), realizou uma reunião neste ano para dar posse aos membros, discutir a situação em Mato Grosso do Sul e definir as ações. Entre as questões centrais discutidas pelo grupo, está o enfrentamento ao preconceito em relação a pessoas com depressão.

Direitos humanos

;"Frente Parlamentar da Assistáncia Social em reunião de balanço

Entre os grupos que atuam na promoção dos direitos humanos, está a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, coordenada pelo deputado Renato Câmara. Houve cinco reuniões neste ano, nas quais foram discutidos e acordados encaminhamentos quanto í  captação de recursos para o Fundo Estadual do Idoso, ao desenvolvimento do projeto Idoso Contador de História, a campanhas de enfrentamento a violáncia contra a pessoa idosa, entre outras decisões. A frente também realizou o 4º Seminário Estadual de Enfrentamento í  Violáncia contra a Pessoa Idosa, ação que integrou a campanha Junho Prata.

Também ligada í  temática direitos humanos, a Frente Parlamentar Defesa da Assistáncia, coordenada pelo deputado Lidio Lopes (PATRIOTA) realizou trás reuniões ordinárias e uma audiência pública. Entre as ações deste ano, destacam-se as discussões sobre a necessidade de elevação de recursos para a área, mecanismos para o fortalecimento do Sistema íšnico da Assistáncia Social (SUAS), saí­das para fechamento de Centros de Referáncia Especializado de Assistáncia Social (Creas) e difusão dos debates para os municí­pios.

Serviço

As reuniões das frentes parlamentares são abertas a participação de toda sociedade, sobretudo a pessoas e entidades ligadas aos temas de atuação dos grupos de trabalho. As datas e horários dos encontros, que ocorrem, de modo geral, na Casa de Leis, são disponibilizados no site da ALEMS. As reuniões contam com cobertura da comunicação do Parlamento e são transmitidas ao vivo pela TV Assembleia.  

Saiba mais sobre as frentes parlamentares da ALEMS, clicando aqui

Leia as notí­cias sobre os eventos das frentes parlamentares, realizados neste ano:

Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária: 17/12, 18/09 e 26/06.

Frente Parlamentar de Recursos Hí­dricos: 11/12, 22/10, 13/08 e 24/04.

Frente Parlamentar do Leite: 10/12.

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: 27/11, 04/09, 06/06, 30/05 e 07/05.

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura: 26/11 e 17/10.

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental: 26/11, 10/09 e 03/07.

Frente Parlamentar em Defesa da Assistáncia Social: 19/11, 03/09, 02/07 e 30/04.

Frente Parlamentar de Enfrentamento í  Trí­plice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya: 12/11, 16/10, 21/08 e 29/05.

Fonte: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar e Wagner Guimarães/ Assessoria

2019-12-27 08:53:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.