Câmara homenageia ex-prefeitos Sidney e Ernesto Vargas Baptista

A Câmara de Vereadores de Amambai realizou na noite da última quarta-feira, dia 26, um a homenagem aos ex-prefeitos de Amambai, Sidney Vargas Baptista e Ernesto Vargas Baptista. A homenagem contou com a presença dos vereadores Dilmar Bervian, Darci José, Fernando Fischer, Roberto Dias, Janete Córdoba, Ilzo Victor, Humberto Hasegawa, Luciano Maurício e Geverson Vicentim, que entregaram uma moção legislativa a uma placa a filha do ex-prefeito Ernesto Vargas Baptista, a senhora Ana Luizia Abrão.


Sidney Vargas Baptista – primeiro prefeito de Amambai

Sidney Vargas Baptista foi o primeiro prefeito de Amambai, sendo nomeado em 24 de dezembro de 1948. O jovem prefeito iniciou a difícil tarefa de organizar a cidade com ferramentas que foram do extinto território de Ponta Porã, realizando o cadastramento dos proprietários de terrenos e começando a receber taxas e impostos.

Assim que saiu da prefeitura, Sidney continuou a se dedicar ao desenvolvimento da cidade de Amambai, instalando a primeira olaria mecanizada e também implantando os loteamentos vila Jussara, vila Vargas e vila Vilarinho, os três projetados pelo seu irmão, o engenheiro Ernesto Vargas Baptista. Sidney se empenhou grandemente na implantação da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora.

Sidney Vargas Baptista faleceu aos 87 anos em 23 de julho de 2003, cumprindo sua missão aqui na terra e deixando suas obras que contribuíram para o desenvolvimento do município de Amambai.


Ernesto Vargas Baptista – moção pelo centenário do seu nascimento

Ernesto Vargas Baptista nasceu em 08 de setembro de 1918, na Fazenda Issaú, que pertencia ao município de Ponta Porã. Sua educação foi iniciada na Escola Mista de Amambai, em 1940 concluiu o curso de Bacharel em Ciências e Letras no Rio de Janeiro. A seguir obteve os diplomas de

agrimensor em 1943 e de engenheiro civil em 1946 pela renomada Universidade Estadual de São Paulo – POLI/USP.

Em 1956 disputou e venceu as eleições para prefeito de Amambai, tendo exercido este cargo de 1957 a 1961. Durante esse período, o Engenheiro Ernesto Vargas Baptista voltou sua gestão para o crescimento do município e para o desenvolvimento de sua infraestrutura. Sendo assim, foi o responsável pela construção de inúmeras escolas rurais e indígenas, 25 pontes de madeira e abertura de estradas, ligando o município a outras localidades da região, bem como sancionou a Lei nº 172/57 que cria a Biblioteca Municipal de Amambai.

Um feito inovador para toda a região foi a construção de Usina Hidrelétrica do Córrego Panduí e a implantação de redes de distribuição de energia elétrica na cidade de Amambai.

Ernesto Vargas Baptista faleceu aos 92 anos em 05 de janeiro de 2011, cumprindo sua missão aqui na terra e deixando suas obras que contribuíram para o desenvolvimento do município de Amambai.

O presidente da Câmara, vereador Dilmar Bervian, disse da importância de resgatar a história do município e homenagear pessoas que contribuíram para a formação de Amambai. “Sidney e Ernesto Vargas Baptista foram duas importantes pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Amambai e realizamos a entrega dessas homenagens como uma forma de reconhecer o trabalho prestado para Amambai, que este mês completa 70 anos” disse o vereador Dilmar Bervian.

Câmara homenageou ex-prefeitos Sidney e Ernesto Vargas Baptista


Fonte: Decom