26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Clima de verão: calor intenso e risco de temporais isolados deve persistir no final de semana

Foto: DivulgaçãoO final de semana em Mato Grosso do Sul promete manter as condições de pancadas de chuvas com trovoadas intercaladas com perí­odos de sol. 

Para esta sexta-feira (21) o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica a chance de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

As instabilidades se formam devido a convergáncia de umidade em baixos ní­veis, aliado ao aquecimento diurno e a passagem de perturbações atmosféricas. 

As temperaturas estarão em elevação, e para este sábado são esperadas mí­nimas entre 21°C a 25°C e máximas entre 30°C a 35°C. 

Para o sábado (22) e domingo (23) o predomí­nio será de tempo firme. Segundo o Cemtec, a atuação de um ampla circulação anticiclônica em médios ní­veis irá favorecer o tempo seco e quente.

Pancadas de chuvas e tempestades bastante isoladas podem ocorrer na região pantaneira e centro-norte do Estado devido a passagem de cavados e aquecimento diurno. 

“Uma condição bem tí­pica de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade”, explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. 

O calor deve continuar fazendo parte dos dias do sul-mato-grossense, pois as temperaturas estarão elevadas, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste, onde são esperadas temperaturas máximas entre 37°C a 39ºC. Nas demais áreas as máximas devem ficar entre 34°C a 36ºC.

Fonte: Mireli Obando, Subcom

2022-01-21 09:36:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.