33.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Charles de Foucauld será canonizado

O papa Francisco presidirá í  celebração da hora terceira (liturgia das horas) e ao consistório público Ordinário para a canonização de sete beatos, no próximo dia 3 de maio, no consistório público que terá iní­cio í s 10h de Roma (5h em Brasí­lia). Na ocasião ele irá anunciar a data em que será proclamado santo o, até então, beato Charles de Foucauld, religioso francás que foi assassinado em 1916, na Argélia, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O beato Charles de Foucauld foi morto aos 58 anos, por um grupo armado no Saara argelino, a 1 de dezembro de 1916.

O religioso francás, que ficou conhecido como o ;irmão universal; pela sua viváncia como monge eremita, no deserto do Saara, em respeito pelas outras religiões, foi beatificado a 13 de novembro de 2005, na Basí­lica de São Pedro, no Vaticano, pelo cardeal portuguás dom José Saraiva Martins, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), no pontificado de Bento XVI.

;Um homem que venceu tantas resistáncias e deu um testemunho que fez bem í  Igreja. Peçamos que nos abençoe do céu e nos ajude a caminhar nos caminhos de pobreza, contemplação e serviço aos pobres;, disse Francisco no centenário da morte de Charles de Foucauld.

Nascido em Strasbourg (França), a 15 de setembro de 1858, o religioso empreendeu em 1883 uma expedição no deserto de Marrocos que lhe valeu a medalha de ouro da Sociedade de Geografia; converteu-se ao catolicismo em 1886 e foi ordenado sacerdote em 1901 em Viviers, tendo decidido partir para Beni-Abbí¨s, no deserto argelino, perto da fronteira com Marrocos.

Acompanhou militares pelas montanhas do Hoggar, junto dos Tuaregues, um povo nômade e hostil aos franceses; em 1909 regressa a Tamanrasset onde fica até í  sua morte, apesar da instabilidade provocada pela 1ª Guerra Mundial; foi sequestrado por um grupo de rebeldes e assassinado (1º de dezembro de 1916) por um grupo de tuaregues senussi.

A sua vida deu origem a dez congregações religiosas, entre as quais as fraternidades dos Irmãozinhos e Irmãzinhas de Jesus, criadas depois da sua morte.

No próximo dia 3 de maio, o papa vai também anunciar a data de canonização mais seis beatos:

  • Beato Lázaro, chamado Devasahayam, leigo, mártir;
  • Beato César de Bus, sacerdote, fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Os Doutrinários estão presentes no Brasil desde 1960 , no estado de São Paulo. Possuem paróquias sob seus cuidados nas cidades de Guaí­ra , Catanduva, São Paulo, Bertioga. Em Catanduva, fica a provincia. César de Bus fundou também uma Congregação das Filhas da Doutrina, também conhecidas como Ursulinas.);
  • Beato Luigi Maria Palazzolo, sacerdote, fundador do Instituto das Irmãs Poverelle – Istituto Palazzolo;
  • Beato Giustino Maria da Santí­ssima Trindade Russolillo, sacerdote, fundador da Sociedade das Divinas Vocações e da Congregação das Irmãs das Divinas Vocações (os Vocacionistas encontram-se presentes em cinco dioceses do Brasil: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista (Bahia); Rio de Janeiro (RJ) e Aracaju (SE));
  • Beata Maria Francisca di Gesí¹ (no século: Anna Maria Rubatto), fundadora das Irmãs Terciárias Capuchinhas de Loano;
  • Beata Maria Domenica Mantovani, cofundadora e primeira Superiora Geral do Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Famí­lia. (As Pequenas Irmãs da Sagrada Famí­lia chegaram ao Brasil, em Santa Izabel do Oeste (PR), no dia 19 de abril de 1976, de onde se expandiram para várias outras comunidades: Enéas Marques, Palmas, Cascavel, Tibagi, Toledo, no Paraná. Em Itaquiraí­ (MS), Bataguassú (MS) Marituba (PA), nas quais exercem atividades junto í s paróquias, nas pastorais da saúde, pastoral educativa, projetos sociais, bí­blico-catequética, litúrgica, e outras pastorais; Ao lado dos Párocos, como cooperadoras, dedicando-se í  formação das lideranças; inspirando-se na famí­lia de Nazaré.).

Fonte: Ecclesia/ Vatican News/ Dom Total

2021-04-27 08:45:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.