23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Censo Previdenciário encerra em uma semana; 9% dos servidores ainda não realizaram recadastramento

Foto: ílvaro Rezende

Elci Holsback, SAD

Faltando apenas uma semana para encerrar o prazo do Censo Previdenciário para os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, cerca de 9% do público estimado ainda não realizou o envio de dados. Após ter o prazo prorrogado, o perí­odo de recadastramento encerra em 31 de maio.

Dos 72.797 servidores – sendo 38.084 ativos, 28.809 aposentados e 5.904 pensionistas – 91% já efetivaram a realização do Censo Previdenciário. Iniciada em 9 de janeiro e cujo o prazo inicial de encerramento era 28 de abril, a atualização cadastral foi prorrogada até 31 de maio de 2023, com o objetivo de proporcionar mais tempo para que o público-alvo realizasse o processo.

O recadastramento realizado pelo Governo do Estado por meio da Ageprev-MS (Agáncia de Previdáncia Social de Mato Grosso do Sul) é obrigatório para segurados, aposentados e pensionistas vinculados ao RPPS/MS (Regime Próprio de Previdáncia Social do Estado do Mato Grosso do Sul) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao SPSM/MS (Sistema de Proteção Social dos Militares).

O servidor que não realizar o processo, que neste ano ocorre on-line, pode ter o benefí­cio suspenso até a regularização das informações. “A modalidade virtual assegura celeridade e eficácia no processo de gestão de pessoas, solidificando o projeto de estabelecer uma pasta virtual a todos os servidores públicos do Estado, prezando pela proteção de dados. Houve grande preocupação do Governo do Estado em proporcionar orientação aos servidores, com a disponibilização de atendimento por canais de comunicação, orientação presencial e até mesmo, em casos especí­ficos, a visita domiciliar. Ao estender o prazo, o servidor contou com mais uma oportunidade para regularizar suas informações”, esclarece a secretária Ana Carolina Nardes.

O Censo é uma exigáncia de Lei Federal que determina que a unidade gestora deverá proceder a cada cinco anos o recenseamento dos seus segurados. O último levantamento foi realizado em 2016 e um novo deveria ocorrer em 2021, contudo, devido a pandemia de Covid-19 o prazo foi postergado.

Vale ressaltar que não haverá nova prorrogação. O Censo Previdenciário deve ser realizado pelo site www.censo.ms.gov.br.

Em caso de dúvidas, a Ageprev disponibiliza atendimento pelo telefone (67) 4042-1007 e pelo WhatsApp (67) 99630-7481.

2023-05-25 08:17:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.