Cartório Eleitoral incentiva realização de biometria

Cartório recomenda que eleitores façam a biometria para evitar tumultos de última hora

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, os vereadores de Amambai realizaram o cadastro por biometria do título de eleitor. A ação visa incentivar os moradores de Amambai a realizar o cadastro, a fim de evitar filas quando for estabelecido o prazo final para o procedimento ou quando a Justiça Eleitoral solicitar a revisão do eleitorado no município. O vice-prefeito, Valter Brito, também participou da ação.

O atendimento só pode ser marcado pela internet, no site disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A pessoa escolhe o dia e o horário que desejar ir.

Para o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar cópias e originais do RG e CPF, comprovante de alistamento militar (quando for o caso de 1º título) e comprovante de residência atual.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas no Cartório Eleitoral de Amambai. O horário de funcionamento é das 12 às 18 horas e o telefone para contato é 3481-1559.


Biometria

O registro biométrico começou a ser realizado em 2008 e tem por meta abranger a totalidade dos eleitores no Brasil em 2022. A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.