Caravana da Saúde terminou nesta sexta com 10 mil consultas oftalmológicas realizadas

O encerramento dos atendimentos na Caravana da Saúde aconteceu sexta-feira (5), na carreta instalada no Hospital Regional em Campo Grande (MS). A caravana começou no dia 17 de junho com consultas oftalmológicas para diminuir filas de espera de pessoas que aguardam há anos por diversos procedimentos.

Caravana da Saúde em 2019 realizou 3 mil procedimentos cirúrgicos oftalmológicos em pessoas que aguardavam há muito tempo na fila — Foto: TV Morena/Reprodução 

Neste período foram realizadas cirurgias de catarata, pterígio, yag laser e vitrectomia. De acordo com a organização, o número de cirurgias feitas na caravana superou a meta inicial do programa, de realizar 2 mil intervenções cirúrgicas. Foram feitos mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos, a maioria de catarata, além de 10 mil consultas oftalmológicas e mais de 43 mil exames.

As 79 cidades do estado foram contempladas com atendimento a pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) , regulados pelos municípios. Demandas espontâneas de pacientes que procuram a caravana também foram atendidas, conforme a regulação. Nesta sexta-feira ainda haverá atendimento.

Fonte: G1