26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Capital recebe etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude de MS no fim de semana

Também vão participar atletas de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Iguatemi e Naviraí­.

Foto: Chico Ribeiro

O sábado e domingo (25 e 26) serão dedicados í  etapa dos esportes individuais, na faixa etária de 15 a 17 anos, dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021, em Campo Grande.

As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, taekwondo, tánis de mesa e vôlei de praia, nos gáneros masculino e feminino. Mesmo não sendo classificatória í  etapa nacional, a competição foi mantida pela Fundesporte para motivar alunos-atletas e técnicos. Isso porque o Comitá Olí­mpico do Brasil (COB) cancelou, no dia 16 de agosto, a edição 2021 dos Jogos da Juventude, antes prevista para o más de dezembro em Aracaju (SE).

No total, vão participar 371 atletas (158 no feminino e 213 no masculino) de 33 municí­pios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí­, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina, Paranaí­ba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora, Trás Lagoas e Vicentina.

“Decidimos manter os jogos estaduais para dar oportunidade e motivar nossos atletas que já vinham treinando com afinco nas escolas para participar da competição. Eles esperam ansiosamente por esse momento e isso se intensificou ainda mais após um longo perí­odo sem competições e treinos devido í  pandemia”, explica o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Para a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte e diretora-geral dos Jogos Escolares, Karina Pereira Quaini, o controle da pandemia da Covid-19 no estado foi crucial para a manutenção do evento nesta faixa etária. “Mato Grosso do Sul foi um exemplo no combate ao ví­rus, hoje é o estado que mais vacina no paí­s e se encontra em um momento que possibilita a realização dos Jogos. Então, não queremos tirar o brilho que essa competição significa a centenas de jovens”.

O congresso técnico será on-line, por meio da plataforma Google Meet, nesta quinta-feira (23), í s 10 horas. As delegações com estudantes-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na sexta-feira (24) e vão ser recepcionadas a partir das 9 horas na sede campestre da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB). No local será o realizado credenciamento e a regularização de pendáncias junto í  Secretaria Geral dos Jogos.

Protocolo de conduta para a Covid-19

Apesar do controle da transmissão da Covid-19 e do ritmo acelerado da imunização em Mato Grosso do Sul, a etapa ocorrerá de forma responsável, assim como ocorreu na faixa etária de 12 a 14 anos e nas Paralimpí­adas Escolares de MS. O evento adotará protocolo severo de orientação de biossegurança, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municí­pios do interior serão testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada municí­pio, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Tradição da Fundesporte, o Centro de Conviváncias, que reúne diversos jogos, ações sociais e dinâmicas para animar os alunos-atletas e técnicos, não será instalado nos eventos deste ano, em respeito ao distanciamento social.

Locais de competição e horários

Atletismo

Local: Parque Olí­mpico Ayrton Senna – Rua Jornalista Waldir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho

Dias e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Badminton

Local: Centro Universitário Unigran Capital (ginásio) – Rua das Garças, 295 – Centro

Dias e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Ciclismo

Local: Praça do Papa – Avenida Alfredo Scaff, S/N – Vila Sobrinho

Dias e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Judô

Local: Rádio Clube Campo – Avenida Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi

Dia e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h

Natação

Local: Rádio Clube cidade – Rua Padre João Crippa, 1.280 – Centro (entrada pela Barão do Rio Branco)

Dias e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Taekwondo

Local: Academia Fábio Costa – Avenida Júlio de Castilho, 585 – Vila Alba

Dia e horário: sábado (25), das 8h í s 12h

Tánis de mesa

Local: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (ginásio) – Rua Antônio Maria Coelho, 1.068 – Centro

Dias e horários: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Vôlei de praia

Local: Praça Esportiva Belmar Fidalgo – Rua Dom Aquino, 2.536 – Centro

Dia e horário: sábado (25), das 8h í s 12h e 13h30 í s 17h; e domingo (26), das 8h í s 12h

Fonte: EnfoqueMS

2021-09-24 09:18:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.