20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Bandeira Verde: Aneel anuncia que contas de luz não terão reajustes em junho

Segundo dados atualizados, os reservatórios das usinas hidrelétricas do paí­s estão com média de 87% de armazenamento.

De acordo com comunicado divulgado pela Aneel, é bastante provável que grande parte do ano de 2023 se mantenha na bandeira verde, inclusive durante o perí­odo de seca – Foto: Marcelo Camargo/Agáncia Brasil

Mariana Lemos/Brasil de Fato

A Agáncia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que os brasileiros não terão reajustes nas contas de luz do más de junho. Isso ocorre porque a bandeira tarifária segue mantida na cor verde desde abril do ano passado. A agáncia informa, ao final de cada más, a cor da bandeira que estará em vigor no más seguinte.

As bandeiras verde, amarela e vermelha (que podem ser de patamares 1 ou 2), existem desde 2015 e servem para indicar se haverá ou não taxas adicionais na conta de luz. Elas são utilizadas de acordo com possí­veis dificuldades na geração de energia elétrica.

A bandeira verde é a que indica menor dificuldade de produção energética, não tendo taxas adicionais na conta de energia. Já as vermelhas representam alta dificuldade na produção e, consequentemente, aumentam o valor da conta de luz.

Como no Brasil a principal fonte de energia provém das usinas hidrelétricas, que funcionam a partir da força da água, o perí­odo de chuvas dos últimos meses contribuiu para que os reservatórios se mantivessem em equilí­brio.

Segundo dados atualizados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mesmo agora no iní­cio do perí­odo seco, os reservatórios das usinas hidrelétricas do paí­s estão com média de 87% de armazenamento.

Isso faz com que as usinas termelétricas, mais caras, não necessitem ser acionadas, já que os reservatórios de água para produção de energia elétrica estão equilibrados com o consumo da população.

De acordo com comunicado divulgado pela Aneel, é bastante provável que grande parte do ano de 2023 se mantenha na bandeira verde, inclusive durante o perí­odo de seca.

2023-06-01 10:03:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.