19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aulas presenciais em Mato Grosso do Sul voltam no dia 19 de julho com 50% dos alunos

As aulas presenciais em Mato Grosso do Sul serão retomadas no dia 19 de julho, quando se inicia o segundo semestre deste ano letivo. Tanto a Rede Estadual de Ensino (REE) como a Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande confirmaram retorno nesta data.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Maria Cecí­lia Amándola da Motta, no caso das escolas estaduais o retorno será feito em todas as turmas, com 50% dos estudantes em sala e a outra metade permanecerá em casa. Esse revezamento será semanal.

“Nós vamos voltar logo após as férias de julho. Haverá uma alternância das turmas, porque não se pode brincar com a pandemia. Estamos avaliando e decidimos pela volta gradual”, explicou Maria Cecí­lia.

A secretária salientou que o protocolo para o retorno de forma hí­brida e até com 100% dos alunos presenciais já está pronto desde o ano passado. “Estamos com todos os protocolos prontí­ssimos, as salas estão organizadas com distanciamento e poderí­amos ter iniciado já no ano passado. Não o fizemos por causa da situação da pandemia”.

Na rede estadual, as atividades presenciais foram suspensas no dia 23 de março de 2020, ou seja, os alunos completarão 1 ano e 3 meses afastados de seus colegas de sala.

ESCALONAMENTO

No caso de escolas maiores e com um espaço menor entre as salas, a secretário afirmou que pode haver um escalonamento ainda maior, com a divisão de um terço dos alunos presencial e o restante em suas casas, para evitar aglomerações.

 â€œA escola tem autonomia para se organizar, pode ser uma semana para cada turma, que pode ser dividida pela ordem da chamada mesmo, para facilitar, ou para aquelas escolas que tám muitos alunos e as salas são muito próximas umas das outras, é recomendado fazer um escalonamento triplo, com divisão de trás turmas, para evitar o contágio”, disse a titular da Pasta.

Um dos pontos que foram determinantes para o retorno das aulas presenciais foi o fato de que boa parte dos professores já estará vacinada com ao menos uma dose. 

Em Campo Grande, o grupo recebeu doses da Astrazeneca, que após 20 dias da primeira aplicação já garante uma imunidade de 70% contra a Covid-19.

“Já estamos conversando com diretores das escolas, que passaram para os professores sobre o retorno. 

Aulas remotas são difí­ceis para os professores também, que tám de se desdobrar para atender todos os alunos”, completou Maria Cecí­lia.

Para a secretária, uma minoria dos profissionais ainda não conseguiu se vacinar com ao menos uma dose, e outros, em sua avaliação, já completaram a imunização com as duas aplicações.

Na semana em que as crianças estiverem em casa, elas receberão um caderno com atividades para serem desenvolvidas durante esses dias, as quais serão corrigidas quando esses estudantes retornarem para o ensino presencial. Assim, não será mais dada a videoaula para os alunos em ensino remoto.

Fonte: Daiany Albuquerque/ Correio do Estado

2021-05-13 09:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.