21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Aulas da Rede Estadual de Ensino são suspensas por 15 dias

Decreto do Governo do Estado suspende, a partir de segunda-feira (23.3), as aulas da Rede Estadual de Ensino em todo o Estado por 15 dias. A medida foi tomada para proteger os 210 mil alunos e cerca de 18 mil professores das 352 escolas da rede e evitar a proliferação do novo coronaví­rus.

De acordo com o documento, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelos secretários Geraldo Resende (Saúde) e Maria Cecí­lia Amendola da Motta (Educação), ficam suspensas as aulas presenciais nas unidades escolares e nos centros da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul de 23 de março a 6 de abril. O perí­odo de 18 a 20 de março será de adaptação para a comunidade escolar.

Cecí­lia da Motta explicou que os alunos receberão atividades pedagógicas para fazerem em casa, que as férias de julho não serão prejudicadas e que os alunos que deixarem de comparecer a escola já nesta semana não sofrerão prejuí­zo.

“Não estamos mexendo no calendário escolar. Vamos preservar as férias dos professores em julho. Os alunos deverão ficar em casa a partir de segunda-feira que vem, porém, com atividade dada pelos professores”, disse a secretária.

A decisão levou em consideração Nota de Esclarecimento do Conselho Nacional de Educação.As explicações foram feitas em entrevista coletiva com as presenças dos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Carlos Alberto de Assis (Especial de Gestão Polí­tica da Capital), Geraldo Resende e a presidente do Centro de Operações Especiais contra o Coronaví­rus (Coe-MS), Christine Maymone.

Riedel explicou que foi a última coletiva presencial concedida nesse perí­odo de incidáncia da epidemia de coronaví­rus. Dúvidas de internautas e de jornalistas que enviaram as perguntas por meio digital também foram respondidas. 

Na segunda-feira (16.3), o governador já havia alertado que as aulas poderiam ser interrompidas, dependendo do avanço da epidemia. “Nós entendemos que chegará um momento que teremos que parar as aulas em algumas localidades”, disse.

A interrupção das aulas é apenas uma das várias medidas tomadas pelo Governo do Estado. Bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, como médicos e enfermeiros, foram proibidos de tirar férias durante o perí­odo de pandemia.

A administração estadual também limitou as visitas a presos, criou normativas internas para a quarentena de funcionários que vierem de regiões de muita incidáncia do ví­rus e suspendeu os eventos da administração estadual com grande número de pessoas como inaugurações e lançamentos de obras.

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos, cobrir o rosto ao tossir e evitar compartilhar objetos pessoais, além de evitar aglomerações.

Fonte: Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação

2020-03-20 10:34:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.