30 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Assomasul irá acelerar o Programa Titula Brasil em Mato Grosso do Sul

O Programa Titula Brasil voltou a ser pauta de reunião nessa terça-feira-feira (4). Desta vez, em Brasí­lia, onde um grupo de prefeitos de Mato Grosso do Sul se reuniu com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, para tratar do assunto considerado importante para Mato Grosso do Sul e para todo o Paí­s.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municí­pios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, liderou o movimento que, na prática, busca acelerar a efetivação do programa Titula Brasil, cujo objetivo é a regularização fundiária no paí­s, em âmbito estadual.

Lançado oficialmente em 10 de fevereiro pela ministra, o programa foi amplamente discutido com os gestores locais no fim de março por meio de videoconferáncia.

A ideia é que onde existir terras rurais da União aptas í  regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária os municí­pios já podem acessar a página do Titula Brasil para preencher o formulário de adesão ao programa.

Durante a reunião, a ministra ressaltou que o objetivo do programa é ampliar o alcance dos serviços do Incra e agilizar os processos de regularização fundiária por meio de acordos de cooperação técnica com prefeituras.

APLICATIVO

Na página, as prefeituras vão encontrar as orientações para a elaboração do plano de trabalho e posterior assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Incra, visando efetivar as atividades previstas na Lei 11.952 de 2009, que disciplina a regularização fundiária em terras rurais da União.

Juntamente com a página do programa, foi lançado o aplicativo Titula Brasil, primeiro produto criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para atender as demandas do Incra no contrato de desenvolvimento de serviços e sistemas, assinado em dezembro passado.

O objetivo do contrato é automatizar e desburocratizar o processo de regularização com segurança por meio de soluções tecnológicas.

OUTROS TEMAS

Durante a reunião também foram abordados mais dois temas importantes: agricultura familiar e sobre kit de máquinas da linha amarela para os consórcios públicos municipais.  

O prefeito de Selví­ria e segundo-vice-presidente da Assomasul, José Fernando Barbosa dos Santos, acompanhou a reunião em que se discutiu a questão da agricultura familiar.

Durante o encontro, ficou definido que a Assomasul irá elaborar um projeto especí­fico para agricultura familiar junto aos consórcios municipais.

Já nas questões das máquinas será feito um levantamento junto aos consórcio públicos municipais em Mato Grosso do Sul e montar um projeto visando solicitar a liberação dos equipamentos para cada um dos seis existentes.

“O kit incialmente será composto de pá carregadeira, escavadeira hidráulica, patrol, caminhão basculante, caminhão-prancha, cuja intenção é melhorar as estradas vicinais dos municí­pios e assim melhorar a logí­stica da produção agrí­cola”, pontuou o diretor-geral da Assomasul, Rogério Rosalin, presente ao encontro com Tereza Cristina.

Os seis consórcios públicos municipais em operação no Estado são: CIDEMA (Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Caracol, Corguinho, Corumbá, Guia Lopes da Laguna,  Jaraguarí­, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo e Sidrolândia); CIDECOL (ígua Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocáncia,  Paranaí­ba, Ribas do Rio Pardo e/ Selví­ria); CODEVALE (Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Bataypora, Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina,  Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu; CIDECO (Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí­, Nova  Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante e Vicentina; CONISUL (Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado,  Japorã, Itaquiraí­, Naviraí­, Jutí­, Caarapó,  Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Amambai; e COINTA (Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde , São Gabriel do Oeste e Sonora.

Além de Valdir Júnior, participaram da reunião os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis), Reinaldo Piti (Bela Vista), Jair Scapini (Guia Lopes), Thalles Tomazelli (Itaquiraí­), Edson Rodrigues (Jaraguari), Enelto Ramos (Sonora), Henrique Wancura Budke (Terenos), José Fernando (Selví­ria) e Cleidimar Camargo (Rio Negro) e Valdir Sartor (Deodápolis), além do diretor-geral da Assomasul, Rogério Rosalin.

Fonte: Willams Araújo/ Assessoria

2021-05-04 23:43:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.