19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; na sessão desta quinta-feira, devem ser votados cinco projetos

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; na sessão desta quinta-feira, devem ser votados cinco projetos. Foto: Aline KraemerOs deputados devem analisar e votar cinco projetos nesta quinta-feira (10) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Uma matéria está pautada em redação final, uma em discussão única e as demais em primeira discussão. A sessão tem iní­cio í s 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis.

Aprovado em segunda discussão na sessão de ontem, o Projeto de Lei 402/2021, de autoria do deputado Capitão Contar (PRTB), recebeu duas emendas e, por isso, deve ter a redação final votada nesta quinta-feira. A matéria estabelece medidas de enfrentamento da corrupção nos órgãos da administração pública direta e indireta.

Em primeira discussão, os parlamentares devem votar o Projeto de Lei 210/2022, do Poder Judiciário. A proposta altera o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei 1.511/1994). O objetivo, de acordo com a proposta, é possibilitar aos magistrados a gratificação prevista na Lei Federal 1.093/2015 por exercí­cio cumulativo de jurisdição no âmbito da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, bem como a criação de vantagens aos magistrados que exercerem atividades além de suas funções regulares.

Também em primeira discussão, está pautado o Projeto de Lei 247/2022, do Poder Executivo, que altera a Lei 4.888/2016. O objetivo, conforme o governo, é adequar o valor da renda familiar dos beneficiários integrantes dos programas sociais formulados no âmbito da Agáncia de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) e atender as famí­lias com renda familiar de até cinco salários mí­nimos.

Há outra proposição do Executivo pautada em primeira discussão. í‰ o Projeto de Lei 248/2022, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul (SFE/MS) e sobre os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros. Conforme a justificativa do governo, a proposta possibilita a criação de “ambiente necessário para que a iniciativa privada possa construir e operar ferrovias, preservando a qualidade e a eficiáncia da prestação dos serviços í  população sul-mato-grossense”.

Os parlamentares devem votar, ainda, o Projeto de Lei 127/2022, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT). Essa proposição declara a utilidade pública Estadual da Casa de Passagem Resgate. A entidade, sem fins lucrativos e de natureza assistencial, tem sede e foro em Campo Grande.

Fonte: Osvaldo Júnior/ ALEMS

2022-11-10 09:02:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.