24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Artesanato do Estado conquista visitantes e vende o dobro que ano passado em Feira Nacional de MG

Foto: DivulgaçãoA beleza das peças sul-mato-grossenses foi destaque na 33ª Feira Nacional do Artesanato, que aconteceu de 6 a 11 de dezembro de 2022 em Belo Horizonte (MG). Mato Grosso do Sul fez sucesso entre os visitantes, totalizando R$ 158.460,00 mil em vendas realizadas durante a exposição, o dobro das vendas na participação na Feira no ano passado.

Selecionados por edital, os artesãos e as entidades representativas que participaram da Feira Nacional de Belo Horizonte obtiveram da Fundação de Cultura do Estado (FCMS) o suporte de transporte e de exposição de suas obras, produzidas com as mais variadas técnicas e matérias-primas. Primordial para que se destacassem no evento.

Participaram os artesãos Cláudia Castelão, Anselma Vitorino Leodério e Carla Ní­via dos Santos Ortiz Spadoni, e as seguintes entidades representativas do artesanato: União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Uneart/MS), Associação dos Produtores de Artesanato e Arte Popular de MS (Proart), Associação dos Microempreendedores Individuais de MS e Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems).

A conquista é comemorada pela Fundação de Cultura e pelos artesãos e entidades participantes, e mostra que o incentivo í  produção, aliado a grande diversidade artí­stica, gera bons resultados.

Repleto de peças produzidas com matérias-primas presentes em nosso Estado, o estande de 48 metros quadrados da arte sul-mato-grossense na Feira Nacional recebeu milhares de visitantes e tinha como marca a manifestação coletiva da criatividade e da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Foram vendidas mais de 6 mil peças durante a Feira.

Foto: Divulgação

Recursos naturais abundantes foram traduzidos em peças de madeira, fibras vegetais e cerâmica, entre outros materiais, que se transformaram em utilitários de cerâmica em alta temperatura, variedades de bichos do Pantanal, flores de madeira, bonecas representando etnias indí­genas de MS, cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Por meio da Geráncia de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, a Fundação de Cultura mantém o objetivo de formular ações que fomentem a produção artesanal, como participação em feiras e eventos, elaboração de carteira nacional de artesanato, diagnósticos dos núcleos produtivos, capacitações, entre outros.

Sobre a Feira

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento do gánero em toda a América Latina, e comemora, em 2022, 33 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira leva, aos 140 mil visitantes, as nuances e traços do trabalho feito í  mão. Em um só local, é possí­vel conhecer a diversidade que permeia o artesanato brasileiro.

O objetivo do evento é valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

E a Feira Nacional de Artesanato vem justamente nesta tentativa durante seis dias, levar um pouco de conhecimento aos mais de 100.000 visitantes do que existe de melhor e mais interessante em nosso paí­s. Serão sabores, produtos e informações sobre a potencialidade de nosso território.

Nos seus 33 anos de existáncia, a Feira Nacional sempre fez questão de ser sempre uma grande escola e um local onde os visitantes possam conhecer a diversidade cultural e gastronômica e nosso pais.

A Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, através da Lei de Incentivo í  Cultura, do Ministério da Cidadania.

Serviço: Mais informações sobre o trabalho da Geráncia de Desenvolvimento de Atividades Artesanais podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9107 / 3316-9152 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Karina Lima – FCMS

2022-12-16 08:08:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.