19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aproveite o sol e o calorzinho neste fim de semana se puder: frente fria muda o tempo no feriadão de Tiradentes

Temperaturas ficarão estáveis na maior parte do paí­s, mas a partir da quarta-feira (19) o clima deve mudar por conta da chegada de uma forte massa de ar frio.

Previsão de chuva para a semana entre os dias 10 e 17 de abril. — Foto: Reprodução/INMET

Júlia Putini, g1

Apesar do ligeiro declí­nio de temperatura nesta sexta-feira (14) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as temperaturas durante o fim de semana se manterão estáveis na maioria das capitais do paí­s. Há previsão de chuva em algumas regiões, mas a primeira queda de temperatura do outono só vai ocorrer í s vésperas do feriadão de Tiradentes.

Até segunda-feira (17), os maiores volumes de chuva (tons em vermelho e rosa no mapa), devem ocorrer em parte das regiões Norte e Nordeste, além de áreas pontuais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Estão previstos acumulados superiores a 70 milí­metros (mm), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já em grande parte das regiões Sul e Sudeste, no semiárido nordestino e no centro-norte de Roraima, a previsão é de pouca chuva (tons em branco e azul no mapa).

Temporais nesta sexta-feira (14): já hoje os temporais se concentram principalmente no Norte, entre o Pará, o Amazonas e o Amapá, e numa área que pega o norte gaúcho, o interior do Paraná e de São Paulo, e partes do Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Semana do feriado de Tiradentes

Já no perí­odo entre 18 e 26 de abril, a previsão do Inmet indica volumes de chuva ainda maiores, podendo ultrapassar 90 mm na faixa norte e oeste do Paí­s. As simulações do modelo atmosférico indicam queda de temperaturas a partir de quarta-feira, dia 19 de abril.

De acordo com a Climatempo, a massa polar de ar frio pode derrubar as temperaturas em São Paulo, no centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás e no extremo sul/sudoeste de Mato Grosso.

;Previsão de chuva a semana entre os dias 18 e 26 de abril. — Foto: Reprodução/GFS

Apesar de ainda não ser possí­vel precisar exatamente quais serão as marcas do termômetro, essa será a massa de ar frio mais forte a chegar no Brasil este ano até agora.

As primeiras estimativas da Climatempo indicam mí­nima de 15° e máxima de 22° na sexta-feira (21) em São Paulo. Em Porto Alegre, na quarta-feira (19), os termômetros devem ficar entre 12° e 26º.

No litoral do Rio de Janeiro até o Paraná, além de áreas centrais de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, são previstos acumulados de chuvas que podem chegar a 80 mm. Em áreas do interior do Nordeste e do centro-sul da Região Norte, são previstos baixos acumulados de chuva, com totais inferiores a 40 mm.

Veja abaixo a previsão de chuvas por região entre os dias 18 e 26 de abril:

  • Região Norte: São previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região, podendo ultrapassar 100 mm no extremo norte e oeste. Já em áreas do sul do Tocantins e do Pará, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.
  • Região Nordeste: A previsão indica chuvas significativas, com possibilidade de acumulados maiores que 80 mm no extremo norte da região. Já nas demais áreas, incluindo o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí­ e Bahia), os volumes serão menores (abaixo de 50 milí­metros).
  • Região Centro-Oeste: Nas áreas centrais e leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, a chuva deve ser maior que 60 mm, enquanto em áreas mais ao sul dos trás estados, os volumes podem ser inferiores a 50 mm.
  • Região Sudeste: São previstos baixos acumulados em praticamente toda a região, com volumes que não devem ultrapassar 60 mm. Já na costa da região, os valores de chuva podem chegar a 80 mm.
  • Região Sul: A previsão é de baixos volumes (menores que 40 mm) em grande parte da região, com exceção das áreas centrais e litorâneas do Paraná, onde os volumes podem ser maiores que 80 mm.

2023-04-14 08:35:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.