23.1 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Aprosoja finaliza primeiro estudo sobre fertilizantes utilizados em MS

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) finalizou o levantamento sobre a qualidade dos fertilizantes utilizados no estado. O elemento que representa entre 20 e 22% do custo total da produção agrí­cola, apresentou divergáncia, principalmente no municí­pio de Caarapó.

Segundo os técnicos responsáveis pelo estudo, os fertilizantes também apresentaram divergáncias em coletas realizadas em propriedades rurais dos municí­pios de Amambaí­, Campo Grande, Dourados, Naviraí­ e Ponta Porã.

De acordo com a Aprosoja/MS além dos custos com os fertilizantes, justifica o estudo técnico, a confirmação da composição da sua fórmula e eficácia, a fim de garantir uma positiva nutrição das plantas, sem comprometimento ao desempenho da cultura.
O levantamento se limitou em analisar, nesta primeira etapa, os elementos mais comuns: nitrogánio, fósforo e o potássio. Das amostras que apresentaram divergáncia, em relação ao proposto, foi o elemento fósforo que apresentou maior desconformidade com 68%.

O estudo contemplou mais de noventa propriedades distribuí­das nas principais regiões produtoras no estado. No total foram coletadas 103 amostras, que foram enviadas para análise em laboratório certificado. O projeto foi idealizado pela Aprosoja/MS, no intuito de levantar a qualidade dos fertilizantes no estado e mostrar ao produtor a importância de se realizar a análise de todos os insumos adquiridos pelo agricultor.

A segunda fase do projeto irá abranger uma área ainda maior do estado, expandindo as amostragens para mais associados da Aprosoja. E contará com o apoio do governo do estado, através de recursos do Fundems.

Fonte: Lucas Rivas/ Agrolink

2021-01-13 09:02:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.