24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ana Castela: Nascida em Amambai e criada em Sete Quedas, boiadeira de 18 anos estoura Pipoco na onda do sertanejo que exalta o agro

Hit com MC Melody e DJ Chris no Beat expõe sucesso de nova geração que faz sertanejo com ode ao agronegócio e aos boiadeiros, ao som de modão misturado com funk e outros ritmos.

Ana Castela — Foto: Divulgação / Mauricio AntônioO toque do berrante abre o caminho e Ana Castela se apresenta: ;Olá, rapazes, aqui é a boiadeira;. Assim começa ;Pipoco;, música que desbrava o alto das paradas de streaming do Brasil.

Aos 18 anos, Ana virou ponteira de uma nova comitiva sertaneja. São artistas que cantam o orgulho do agro e misturam o ;modão bruto; com estilos eletrônicos.

Junto dela estão artistas em ascensão como Luan Pereira, Léo & Raphael, DJ Chris no Beat e Us Agroboys.

;Pipoco;, atualmente em 4º lugar no Spotify do Brasil, rendeu memes sobre a dicção confusa de MC Melody, cantora convidada da faixa. Mas a dona da boiada é Ana Castela, í­cone dos fãs novinhos que dançam de chapéu e bota no TikTok.

Castela na fronteira

Ana Flávia Castela nasceu em Amambai (MS) e foi criada na vizinha Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai. Os avós tinham uma fazenda no lado paraguaio. Entre os dois paí­ses, a menina aprendeu a andar de cavalo, bicicleta e moto.

No iní­cio da pandemia, Ana começou a postar ví­deos de covers no YouTube. O repertório era de pop, rap acústico e de cantoras sertanejas. Seus artistas preferidos eram Melim e Anavitória.

Mas o iní­cio não foi laico. ;Gosto demais de cantar gospel. Comecei cantando mesmo na igreja. Tinha um coral com minhas amigas chamado Coração de Maria, quanto tinha 15, 16 anos;, conta.

;Ana

Ana Castela — Foto: Instagram da artista

A imagem que fez brilhar os olhos dos futuros empresários não foi de covers de gospel nem de pop. Ana postou um ví­deo curto cantando ;Mastiga abelha;, do sertanejo Loubet, enquanto andava de cavalo.

Rodolfo Alessi, compositor e cantor da dupla Fabinho e Rodolfo, descobriu que a menina era filha de uma amiga dele de Sete Quedas. Ele estava montando um negócio com Raphael Soares, da dupla Léo e Raphael.

Eles viraram sócios na produtora Agroplay, já de olho no novo filão das odes í  pecuária e ao campo com modões modernizados.

No iní­cio de 2020, Léo e Raphael estavam em alta com ;Agro é top;. í‰ um hino do agronegócio, com o refrão ;agro é top, agro é chique, agro é show, agro é nós;. Em ;Os menino da pecuária; eles seguem defendendo o setor: ;Não é a toa que o PIB começa com P, de pecuária;.

;O agro foi o único ramo que não parou na pandemia. í‰ o ramo que alimenta o mundo e sustenta o Brasil. E a gente falou: cara, temos que levar isso para a música;, justifica Léo.

Já que eles apoiam o agronegócio, será que há apoio financeiro do setor? ;Não, isso aí­ foi a nossa bandeira, mas sem apoio de ninguém, não tem nenhuma entidade (apoiando);, responde Léo.

Após colher o sucesso, eles viram um terreno fértil para semear. Os sócios abriram a Agroplay e apostaram na Ana Castela. Além de empresários, viraram também viraram coautores das músicas dela.

Nasce a ‘boiadeira’

;Ana

Ana Castela é natural de Sete Quedas (MS). — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

O primeiro tiro já foi no alvo. ;Boiadeira; saiu em fevereiro de 2021 e emplacou. Ainda de aparelho nos dentes e espinhas no rosto, Ana Castela cantava sobre uma menina que trocou a cidade grande pelo interior: ;A maquiagem dela agora é poeira;.

As patricinhas e playboys da cidade sempre se dão mal nas letras.

Léo e Raphael armaram uma sequáncia do ;Os menino da pecuária; ao lado de Ana Castela.

;As menina da pecuária; tem uma batida de pisadinha e a descrição da mulher que ;vive a lida do gado, de Hilux ou de cavalo;. Outro sucesso.

Questionada sobre o tema das músicas, Ana repete a narrativa econômica: ;Porque o Brasil é agro. Tudo: a carne que a gente come, o que a gente compra no mercado, é tudo agro.;

A jovem dá outros motivos: ;E o povo gosta. Quem anda de cavalo, as meninas dos trás tambores e do laço comprido (modalidades de competição equestre), quem trabalha e mora na fazenda, não tem quem não goste desse lado bruto.;

Agro é tec

;Da

Da esquerda: Luan Pereira, Ana Castela, Us Agroboy e Léo e Raphael em gravação do ‘Fazendinha Sessions’, que Ana chama de ‘Poesia Acústica dos brutos’ — Foto: Divulgação

O sertanejo que exalta e a vida e o trabalho do campo está longe de ser uma novidade – é o DNA do estilo. Na década passada houve uma onda de sertanejo ;bruto; com Bruno e Barretto, Jads e Jadson, João Carreiro e Capataz e outros.

A ;galera do chapéu;, como são chamados no mercado hoje, tem outros artistas há mais tempo na estrada, como Loubet, Anthony e Gabriel e Bruna Viola.

Mas a nova turma exalta a tradição do interior enquanto incorpora sem pudor elementos externos a esse campo, do funk ao rap acústico.

;Neon;, lançada por Ana Castela em setembro de 2021, tem batida levemente eletrônica e a mensagem de que a ;mulher bruta também pode rebolar e ser bagaceira;.

O jornalista e pesquisador GG Albuquerque notou, em artigo para o site I Hate Flash, que ;(o agronejo) opera como máquina de propaganda da indústria agropecuária, muitas vezes apropriando-se de discursos e narrativas de gáneros musicais marginalizados, como o funk;.

Após ;Boiadeira; ganhar uma remix de sucesso do DJ paulista Lucas Beat, a Agroplay lançou um novo artista: o DJ Chris no Beat, especializado nessa mistura de funk, EDM e agro. Entre outros hits, ele estourou com Ana Castela e Luan Pereira ;Juliet e Chapelão;.

‘Pipoco’ e as roupas da Melody

;Ana

Ana Castela se juntou com Melody e DJ Chris do Beat para lançar a música. — Foto: Reprodução

A nova comitiva do agro tem vários sucessos, mas nenhum tinha chegado tão longe no Brasil como ;Pipoco;. í‰ a única que Ana Castela assina também como compositora.

;Eu dei a ideia da fala do começo, do ‘se prepara’ e de falar do chapéu (da marca) Kanadá. Até isso deu certo, a empresa marcou a gente;, ela conta.

Ana e Melody incorporam versões rurais, divertidas e mais próximas do público jovem de popstars atuais como Anitta e Luisa Sonza.

;Eu escuto muito sertanejo – Israel e Rodolffo, Hugo e Guilherme, Marí­lia Mendonça. Mas também ouço muito Luisa Sonza, Anitta, Ludmilla. Meu estilo não é só no agro. Eu escuto tudo e mais um pouco;, diz Ana.

No clipe, as adolescentes dançam em um cenário de boate e andam de cavalo em um cenário rural.

A troca foi real. ;Eu levei minhas roupas para para fazer o estilo da Melody mais country. Todas as roupas que ela usa no clipe são minhas, tirando os ‘croppeds’ e os shorts. A gente foi experimentando tudo juntas.;

;Na hora de andar a cavalo, ela não sabia muito, mas a gente foi explicando;, conta Ana.

Ana até defende a amiga de São Paulo dos comentários nas redes sociais sobre a dicção de Melody: ;Na verdade eu consigo entender tudo que ela canta;.

Poesia acústica do agro

;Ana

Ana Castela — Foto: Divulgação

Logo antes de estourar, Ana chegou a entrar na faculdade de Odontologia, mas abandonou e embarcou 100% na música. Jogar em seu novo PlayStation 5 é das poucas coisas que ela consegue fazer entre shows e gravações.

Um dos trabalhos atuais é o ;Fazendinha sessions 2;. í‰ um encontro ao estilo ;rap acústico; dos novos artistas do agro.

O primeiro ví­deo teve Ana Castela, Luan Pereira, Us Agroboy e Léo e Raphael. A direção musical do projeto é Eduardo Godoy, que produz todas as músicas de Ana e boa parte dos outros cantores.

;Eu escuto Poesia Acústica todo dia, sei todas as músicas inteiras. Na hora que falaram que a gente ia gravar um Poesia Acústica do agro, eu fiquei tão feliz;, comemora Ana.

A jovem diz que só conheceu São Paulo agora, depois que virou cantora. Ela fez um show concorrido no Villa Country, principal casa de shows do estilo na cidade.

A conversa termina assim:

g1 – E ao Rio, vocá foi também?

Ana Castela – Quem?

g1 – Rio de Janeiro.

Ana Castela – Não, nunca fui.

;AnaAna Castela — Foto: Divulgação / Maurí­cio Antônio

Fonte: Rodrigo Ortega, g1 

2022-07-08 09:03:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.