Amambai realiza nesta quarta e quinta-feira, a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Evento que tem por objetivo definir metas para a saúde em Amambai para os próximos quatro anos acontece no auditório da UEMS.
O coordenador da 8ª Conferência Municipal da Saúde, em Amambai, Dr. Henrique Komiyama. Participação da população é fundamental para ouvir da sociedade as demandas e sugestões de como se pode melhorar a atenção à saúde. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha nos preparativos para a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento, que tem por meta definir as diretrizes e as demandas do setor de saúde do município para os próximos quatro anos, vai acontecer nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de abril, no auditório da unidade local da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Segundo o cirurgião dentista, Dr. Henrique Cesar Komiyama, coordenador da comissão responsável pela organização, a Conferência Municipal de Saúde deve reunir todos os segmentos da sociedade civil organizada, como profissionais da área, autoridades, entidades e pessoas da comunidade em geral.

“A Conferência é aberta para toda a sociedade. As pessoas podem e devem participar, pois é na conferência que são debatidas e coletada ideias para melhorar o atendimento à saúde da população por um longo período no município, no Estado e no País”, disse o coordenador ao ressaltar que o tema principal deste ano é o SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo Dr. Henrique Komiyama, também é na Conferência Municipal que são escolhidos os delegados do município para representar Amambai na Conferência Estadual de Saúde.

“Amambai tem direito a oito delegados para representar o município na Conferência Estadual. São quatro delegados oriundos do usuário do sistema de saúde pública, por isso é de grande importância a participação da população, dois do quadro de profissionais de saúde que atual no município e dois delegados oriundos do quadro de gestores”, informou Dr. Henrique.

Veja a programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde

Quarta-feira- dia 3 de abril

18h30- Abertura oficial da Conferência

19h- Composição da mesa diretiva

19h15- Palavra do prefeito

19h35- Leitura e aprovação do Regimento Interno

20h4o- Palestra seguida das consideração finais e encerramento

Quinta-feira- dia 4 de abril

7h- Inscrição e acolhimento

7h30- Composição da mesa de trabalho

8h- Apresentação cultural

8h20- Apresentação da situação da saúde no município (Secretaria de Saúde)

8h40- Coffee Break

9h- Palestra (debate) em grupo do tema central

10h20- Debates

10h45- Instalação dos grupos de trabalho

11h- Intervalo para almoço

13h- Trabalho em grupo

14h30- Plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do grupo de trabalho e aprovação do relatório final.

15h45- Coffee Break

16h05- Eleição dos delegados para a VIII Conferência Estadual de Saúde e aprovação das moções.

16h30- Encerramento