21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

ALEMS conquista segundo lugar no ranking de atendimento ao cidadão

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) ganhou novamente destaque nacional entre as Casas Legislativas do paí­s. Desta vez, o Parlamento Estadual conquistou o 2º lugar na categoria Atendimento ao Cidadão, na primeira edição do “Prámio Assembleia Cidadã”, criado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para incentivar projetos e ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. O resultado do concurso foi divulgado na última sexta-feira (22), durante a cerimônia oficial de abertura da 23ª Conferáncia Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador (BA).

“Quero parabenizar o Parlamento sul-mato-grossense, bem como todos os servidores da Assembleia Legislativa pelo grande avanço de participar de um prámio a ní­vel nacional. Foram diversos projetos apresentados, onde todas as Casas de Leis foram representadas, disputando esse prámio e Mato Grosso do Sul chegou í  grande final com o projeto ALEMS acessí­vel. O interessante disso tudo é que o projeto atende na ponta, o cidadão, que realmente deve ser bem recepcionado, as pessoas com deficiáncia, que ainda enfrentam problemas de acessibilidade no Poder Público. A ALEMS marca presença muito forte com esse projeto, infelizmente a gente não conseguiu sair vencedor, mas com certeza tinha um projeto viável para conquistar o primeiro lugar nessa categoria”, pontuou o deputado Lidio Lopes (PATRI), que representou a ALEMS no evento.

Finalista, o projeto ALEMS Acessí­vel evidenciou a inclusão de deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por meio de duas frentes: acessibilidade fí­sica e comunicacional. Facilitar a entrada, o acesso í s dependáncias e aumentar a comodidade de deficientes e de pessoas com mobilidade reduzida na ALEMS são aspectos detalhados na acessibilidade fí­sica.

Já na acessibilidade comunicacional, foram apresentados os acessos ao conteúdo do site por pessoas com baixa visão, através de recursos de alto contraste e aumento de fonte; atalhos para a suí­te VLibras e outras ferramentas de acessibilidade de deficientes a conteúdos digitais.

Para elaboração do projeto, a equipe técnica da Assembleia Legislativa montou relatório com objetivos, aplicabilidade, metas cumpridas e a cumprir, balanço de atividades, proposta de ampliação do trabalho com o recurso decorrente do prámio, além de um ví­deo de 60 segundos. A ALEMS também concorreu nas outras duas categorias: Gestão e Projetos Especiais, com os projetos intitulados ALEMS Legal e ALEMS 40 Anos, respectivamente.

Outras ações

A secretária de Recursos Humanos da Casa de Leis, Marlene Figueira da Silva, também integrou a comitiva e informou que outros assuntos de interesse do Legislativo Estadual, em seus diversos setores, também foram tratados paralelamente í  23ª CNLE. Secretária-geral da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), ela anunciou, em primeira mão, que o trabalho de difusão í  comunidade de conhecimento sobre as funções constitucionais do Poder Legislativo, realizado por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, também deve ser intensificado no primeiro semestre de 2020, com a disponibilização de cerca de 400 exemplares da Constituição em Miúdos.

A obra, produzida pela educadora Madu Macedo em parceria com o Senado Federal, apresenta versão da Carta Magna em linguagem acessí­vel aos estudantes de primeiro grau, com o intuito de facilitar a disseminação, de forma clara e com ilustrações, dos direitos e garantias individuais dos cidadãos.

Além dela, segundo Marlene Figueira, a Escola do Legislativo também deve contar com diversos exemplares da Cartilha Maria da Pena, que transforma as disposições constantes na Lei n° 11.340/06, que elenca mecanismos para coibir a violáncia doméstica e familiar contra a mulher, em linguagem de fácil entendimento.

Por fim, a também vice-presidente da associação que reúne gestores de Recursos Humanos do Legislativo de todo paí­s adianta que está em processo de elaboração minuta de um Projeto de Lei voltado í  proporcionalidade entre cargos efetivos e em comissão, a ser aplicado, em caso de aprovação, a todas as Assembleias Legislativas do paí­s, respeitando as tipicidades regionais e constitucionais do Poder Legislativo.

“Tem muitos benefí­cios que um estado tem e outro não, tem estatuto mais brando, outros mais agressivos, mas queremos alinhar isso para que todos os poderes falem a mesma lí­ngua, por isso estamos batalhando com a Anrhel para aparar todas as arestas que existirem”, finaliza.

Fonte: Maí­sse Cunha /Assessoria ALEMS

2019-11-29 15:37:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.