23.1 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Agricultores familiares são capacitados por pesquisadores da Embrapa

Capacitações incluí­ram visitas ao campo. Foto: Embrapa/DivulgaçãoUm circuito de capacitações para agricultura familiar foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2021, pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com algumas prefeituras municipais de Mato Grosso do Sul. Os temas dos cursos foram a bovinocultura de leite, cultivo de mandioca, horticultura e sistemas agroflorestais. Foram realizados sete treinamentos presenciais, que seguiram todas as recomendações do protocolo da Covid-19 e foram delimitados o número máximo de 20 pessoas por curso. 

Segundo o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferáncia de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste (Sipt), Orismar Aparecido Espí­ndola da Silva, “essa iniciativa tem como objetivo capacitar pequenos produtores rurais da agricultura familiar e de comunidades indí­genas, transferindo conhecimento e tecnologias da Embrapa, visando í  melhoria da atividade agropecuária”, explicou. O supervisor informou ainda que os temas dos cursos foram definidos a partir de demandas das próprias comunidades. 

Dourados – Em Dourados, as capacitações sobre “Cultivo de mandioca” (pesquisador Auro Akio Otsubo) e “Produção sustentável de maracujá” (pesquisador Ivo de Sá Motta), aconteceram na Embrapa Agropecuária Oeste e na Casa da Esperança. Ambas foram realizadas em 19 de novembro e teve como público agricultores familiares de Juti/MS (assentamentos Guanabara, Sebastião Rosa da Paz, Santa Clara II), além da aldeia Jarara. 

Os assuntos “Programa de aquisição de alimentos” (engenheiro agrônomo da Secaf,  Anderson Souza de Almeida), “Cultura de Mandioca” (pesquisador Auro Akio Otsubo) e “Horticultura sustentável – aspectos básicos” (Ivo de Sá Motta) foram o tema da capacitação realizada na Embrapa Agropecuária Oeste, em 25 de novembro, para os indí­genas de Dourados, das aldeias Panambizinho, Jaguapiru e Bororó. Já no dia 30 de novembro, os produtores de leite de Dourados assistiram í  capacitação sobre “Capim elefante BRS Capiaçu – Do plantio í  abertura do silo” (pesquisadores Marciana Retore e Claudio Lazzarotto).

Ponta Porã e Itaquiraí­ â€“ Em Ponta Porã, os produtores de leite foram capacitados sobre “Capim elefante BRS Capiaçu – Do plantio í  abertura do silo” (pesquisadores Marciana Retore e Claudio Lazzarotto), no dias: 17 de novembro, no Assentamento Aba da Serra I; 23 de novembro, em Itaquiraí­; 25 de novembro, no Assentamento Itamarati, respectivamente. No Assentamento Itamarati também foi abordado o tema “silagens de milho e milheto”.

Está prevista ainda a realização de uma capacitação sobre “SAF – Sistemas Agroflorestais – Milton Padovan”, que deve acontecer no final de janeiro, no Assentamento Aba da Serra I, em Ponta Porã. 

Parcerias – As capacitações contaram com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS); Sindicato Rural de Dourados/MS; Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Dourados/MS; Secretaria de Agricultura/Pecuária e Prefeitura de Itaquiraí­/MS; Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Ponta Porã/MS; Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Juti/MS

“As parcerias foram fundamentais para que as capacitações fossem realizadas. Esse apoio das instituições parceiras foram essenciais para que novas demandas viabilizem novos treinamentos ou até temas que possam ser transformados em projeto de pesquisa”, disse Auro Akio Otsubo, chefe-adjunto de Transferáncia de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste.

Fonte: Embrapa

2021-12-14 09:03:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.