12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Adolescente de 15 anos se automutila em transmissão ao vivo na rede social no MS

Adolescente de 15 anos fez uma transmissão ao vivo, em rede social, onde cortava seu pulso com uma lâmina de barbear, na manhã de hoje (11), em Trás Lagoas. O ví­deo, com pouco mais de 30 visualizações, foi apagado cerca de 3h depois do incidente.

De acordo com a Coordenadora em Substituição Legal do Conselho Tutelar, Luciana Cardoso do Nascimento, o órgão já fez os primeiros atendimentos ao jovem, que passa por problemas familiares no momento. “Ele não tem tendáncias suicidas. Nem sempre a automutilação é indí­cio de suicí­dio, í s vezes é uma forma do adolescente chamar a atenção. Mas é preciso ficar atento”, advertiu ela.

Além disso, Luciana alerta para que tanto a famí­lia quanto pessoas que cercam os jovens prestem atenção aos sinais que podem indicar algum problema. “O principal indí­cio é o isolamento. Ele se tranca no quarto, em celular, se isola dos grupos de pessoas”, disse ela ao Correio do Estado.

“Muitas vezes a famí­lia não consegue perceber, mas os amigos e pessoas que estão em outras instituições, como a escola, igreja, cursos, podem perceber e ajudar também”, ressaltou a coordenadora, que frisou que os ví­nculos com a famí­lia são importantes e mexem muito com o adolescente em formação.

JANEIRO BRANCO

Ainda conforme Luciana, o jovem vai passar exames para identificar se ele tem distúrbios emocionais, como depressão, que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2017, estava no topo da lista dos principais problemas de saúde em todo o mundo, atingindo mais de 300 milhões de pessoas.

Em 2018, 27 adolescentes cometeram suicí­dio em Mato Grosso do Sul, sendo seis na Capital e 21 no interior de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Nos primeiros 11 dias de 2019, sete pessoas, entre menores de idade e adultos, tiraram a própria vida no Estado, segundo dados preliminares da Sejusp.  

Neste más é realizada a Campanha Janeiro Branco, que propõe a conscientização sobre a saúde mental, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da população. Em sua 6ª edição no Brasil e com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha realiza ações com foco na saúde mental e emocional í  ní­veis nacional e internacional.

Fonte: Correio do Estado

2019-01-12 08:18:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.