32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Acaba nesta quarta o prazo para declarar o Imposto de Renda

Ainda não entregou sua declaração e não sabe se vai dar tempo de preencher tudo? Veja o que vocá pode fazer!

O prazo para declarar o Imposto de Renda está acabando!. Imagem ilustrativa – Crédito: Pixabay

Catraca Livre

Quem ainda não declarou o Imposto de Renda 2023 precisa correr, pois o prazo acaba nesta quarta-feira, 31.

Os contribuintes que não acertarem as contas com a Receita Federal até o prazo pagarão multa de 1% ao más sobre o montante devido. Isto é, quanto mais tempo de atraso, maior a multa.

A quantia mí­nima da multa é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do total de dí­vida.

Não vou conseguir preencher tudo dentro do prazo, e agora?

Para aqueles que já sabem que não vão conseguir preencher todos os dados até quarta-feira, advogados e contadores orientam que o Imposto de Renda seja declarado mesmo assim.

Para isso, será preciso preencher apenas as informações de identificação e, somente depois, incluir as demais informações por meio de uma declaração retificadora. Assim, será possí­vel driblar a multa.

Mas atenção: o prazo para retificar o Imposto de Renda 2023 para quem declarou com algum erro ou deixou faltar informações é de até cinco anos após a primeira declaração.

Como retificar o Imposto de Renda 2023?

Os contribuintes podem retificar uma declaração já enviada, desde que ela não esteja sob processo de fiscalização.

Além disso, quem caiu na malha fina e agendou um atendimento na Receita Federal também não pode retificar.

Para retificar uma declaração original já processada, a pessoa deve preencher uma declaração retificadora com todas as informações que faltaram, o que substitui totalmente a declaração original.

Para isso, basta abrir a plataforma da declaração e escolher a opção “Declaração Retificadora”, abaixo da pergunta “Que tipo de declaração vocá deseja fazer?”.

Em seguida, o contribuinte deve informar o número do recibo da declaração e corrigir o dado desejado. Após fazer as alterações, é só enviar a declaração novamente.

Vale destacar que, caso a retificação seja feita após o fim do perí­odo de entrega do Imposto de Renda, não terá como mudar a opção de tributação de declaração simplificada para declaração completa ou vice-versa.

2023-05-31 08:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.