74 cervejarias vão produzir cerveja ‘Manchinha’ e doar lucro para ONGs de proteção animal

63 cervejarias de 11 estados e 2 países se uniram para manter viva a memória de Manchinha e proteger outros animais.

O cachorro Manchinha não está mais entre nós, mas sua memória permanece viva. E vai ajudar a proteger outros animais!

É que diversas cervejarias irão produzir cervejas com o nome de Manchinha – envenenado e espancado pelo segurança de uma loja do Carrefour, em Osasco (SP) – e doar o lucro das vendas para ONGs de proteção animal. O #manchinhabeerchallenge começou com um post do Hugo Rocha no seu Facebook.

Ele lembra que no ano passado aconteceu algo parecido na Califórnia (EUA). No mês de novembro, um incêndio devastador tirou a vida de muitas pessoas e quem resistiu perdeu quase tudo. Mais de mil cervejarias produziram uma cerveja chamada ‘Resilience IPA’ e doaram o lucro às vítimas do incêndio. 

“Então minha proposta é todas as cervejarias daqui produzirem uma cerveja chamada Manchinha e doarem ao menos parte do quer for arrecadado com as vendas pra ONGs de proteção animal, independente de ser cachorro, gato, tamanduá ou papagaio”, escreveu Hugo.

“O estilo pode ser livre, mas seria bacana quem for envasar fazer a arte pro rótulo com base na foto dela […] Enfim, é uma tentativa de tentar transformar um episódio triste em algo positivo. Além de ser uma bela homenagem à cadelinha, é uma forma de manter essa história viva pra que não aconteça de novo.”

Com a mensagem de respeito e amor aos animais, até o momento, 63 cervejarias de 11 estados2 paísestoparam participar da ação. Hugo disse também que, quanto mais cervejarias toparem a proposta, maior será o valor que ele vai doar para uma ONG.

“Eu não esperava essa repercussão toda. A coisa tomou uma proporção enorme e tenho alguma dificuldade para responder todo mundo. Mas eu tô achando bacana”, disse Hugo ao Razões para Acreditar.

Segundo Hugo, outras empresas que atuam no ramo cervejeiro se dispuseram a ajudar com divulgação, insumos, logística, eventos e de outras maneiras a serem definidas. Ele destaca que a campanha não tem um período definido, mas que as primeiras cervejas ‘Manchinha’ serão lançadas entre o final de março e início de abril. “Novos lançamentos devem ser feitos nos meses seguintes.”

A cervejaria Oktos, de Goiânia, é uma das participantes do #manchinhabeerchallenge. Ao Razões para Acreditar, Nelson Bittencourt, diretor de Marketing da Oktos, revelou que o lançamento da ‘Oktos Manchinha’ deverá acontecer no final de março.

Uma edição especial, com 300 latas, vendidas pelo preço de R$ 8 a unidade. Todo o lucro (R$ 2.400) será revertido para uma ONG de proteção animal. O tipo de cerveja ainda não foi definido nem a ONG escolhida pra receber a doação – as ONGs interessas podem entrar em contato com a marca e se candidatar (3594-8090 | 9 9684-8090/WhatsApp).,


Fonte: Razões para Acreditar