30º Encontro Interestadual de Clubes de Laço foi sucesso total

Mais de 420 laçadores estiveram em Amambai para participar da maior festa da cultura regional, o laço comprido, que é realizada há três décadas no município.
Com apenas 10 anos, Fiorella Ayala, foi uma das atrações da festa e venceu na Categoria Amazonas Mirim. Em sua cidade ela foi campeã na Categoria Individual Disputando com adultos no ano passado. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Mais de 420 laçadores, entre eles do município e de várias regiões de Mato Grosso do Sul e dos estados do Pará, Paraná e inclusive do Paraguai, se reuniram nesse final de semana em Amambai para participar do 30º Encontro Interestadual de Clubes do Laço do União Amambaiense.

Nem mesmo a chuva que caiu na sexta-feira (5) e no sábado, dia 6 de abril, atrapalhou o sucesso da festa, que há 30 anos promove o laço comprido, uma tradição cultural do Estado, em Mato Grosso do Sul e principalmente na região fronteiriça.

O patrão do União Amambaiense, Paulo Sérgio Gomes. Festa não visa lucro e sim manter viva a cultura do laço comprido e promover o nome de Amambai. 

Laçadores de renome no Estado e no Brasil participaram do encontro em Amambai e saíram elogiando a festa, que teve entre os destaques a laçadora Fiorenlla Noemy Giménez Ayala, de 10 anos, que foi campeã da Categoria Amazona Mirim, laçando pelo Clube do Laço Portão da Fronteira, de Coronel Sapucaia e o laçador Horácio Vieira Neto, do CTG Sentinela de Amambai, que aos 90 anos joga armada de igual para igual com a garotada e foi homenageado pela direção do Clube do Laço União Amambaiense.Com 90 anos, Horácio Vieira Neto jogou armadas junto com os demais laçadores e não pensa em parar. Ele foi homenageado durante o 30º Encontro Interestadual do União Amambaiense. 

O casal João Batista e Alessandra, que é de Amambai, mas laçaram pelo Clube do Laço Estrela, de Iguatemi, de destacou entre os demais casais e foi campeão na Categoria Casal Laçador, uma demonstração que o laço é um esporte que abrange toda a família.Um grande público compareceu nas dependências do União Amambaiense para acompanhar as laçadas e participar das atrações paralelas à pista de laço, entre elas, parquinho inflável para a garotada, baile carapé e bailes/shows com grupos de renome estadual e até nacional.

“Os bailes com grupos de tradição no Estado como o Canto da Terra, Postal Sul e Trem Pantaneiro, foram realizados por meio de uma parceria e apoio cultural do Governo do Estado, por isso não foi cobrado ingresso”, estacou o patrão do Clube do Laço União Amambaiense ao ressaltar que após anos, os bailes voltaram a acontecer no salão de eventos do clube que recebeu melhorias estruturais e de segurança conforme exige a legislação e novas melhorias ainda serão feitas.

“Nossa festa não tem fins lucrativo. Não cobramos ingresso, a venda de bebida é terceirizada, ficando apenas uma porcentagem do lucro para o clube. O que arrecadamos é somente para cobrir dos elevados gastos com a organização e a sobra é o que temos para manter a manutenção das instalações e cobrir gastos como com energia, por exemplo, durante todo o resto do ano”, destacou Paulo Sérgio ao ressaltar que a meta do União Amambaiense com a promoção e organização do Encontro Interestadual de Clubes de Laço é manter viva a cultura do laço comprido, oferecer entretenimento para a população do município e destacar o nome de Amambai para a região, o Estado e o País.Um grande público prestigiou a 30º edição do Encontro Interestadual de Clubes de Laço e as atrações em torno da festa em Amambai que foi classificado como sucesso total.

Segundo Paulo Sérgio Gomes a festa deste ano que marcou três décadas de história do laço comprido em Amambai foi sucesso total.

Veja os resultados do 30º Encontro Interestadual de C.L por categoria

Categoria Peão Público

Campeão- Vereador Eduardo Oliveira- C.L Aimoré (Laguna Carapã)


Categoria Peão Letrado

Campeão- Dr. Evaldo Oliveira- Aimoré (Laguna Carapã)


Categoria Peão Mirim

Campeão- Alan- A Carreta (Tacuru)


Categoria Bandeira

Campeão- Cácio Antônio- Rancho do Laço (Dourados)


Categoria Amazona Mirim

Campeã- Fiorenlla Ayala- Portão da Fronteira (Coronel Sapucaia)


Categoria Amazona Adulta

Campeã- Vitória Pereira- Portão da Fronteira (Coronel Sapucaia)


Categoria Amazona Equipe

Campeã- Larissa Cardinal- Lino do Amaral Cardinal (Ponta Porã)


Categoria Veterana

Campeão- Sidnei- Clube do Laço Estrela (Iguatemi)


Categoria Avô e Neto

Campeão- Delci Cavalheiro e Danilo- Florêncio José Pereira (A. João)


Categoria Dupla de Irmãos

Campeão- Maurício e Marcelo Pezzrico- Aimoré (Laguna Carapã)


Categoria Dupla Pai e Filho Mirim

Campeão- Vilson Lara e Vinícius- Olinto Cardinal de Jesus (Aral Moreira)


Categoria Pai e Filho Bandeira

Campeão- Tavi Matos e Cácio Matos- Rancho do Laço (Dourados)


Categoria Pai e Filho Adulto

Campeão- Mario Siqueira e Maurício Pezzarico- Aimoré (Laguna Carapã)


Categoria Bagualhada

Campeão- Neguinho e Ramãozinho- Rancho do Laço (Dourados)


Categoria Trio

Campeão- Caio Ferreira, Tavi Matos e Neguinho- Rancho do Laço


Categoria Capataz

Campeão- Zé Carlos- Rancho do Laço (Dourados)


Categoria Capitão

Campeão- Thiago Cardinal- Olinto Cardinal de Jesus (Aral Moreira)


Categoria Individual

Campeã- Ariane Soares- Portão da Fronteira (Coronel Sapucaia)


Categoria Patrão

Campeão- Claudinei Macedo- CTG Sentinela de Amambai


Taça de Bronze

Campeão- Clube do Laço Estrela (Iguatemi)


Taça de Bronze Especial

Campeão- Clube do Laço Portão da Fronteira (Coronel Sapucaia)


Taça de Prata

Campeão- CTG Sentinela de Amambai


Taça de Ouro

Campeão- Clube do Laço Olinto Cardinal de Jesus (Aral Moreira)

Mais fotos