33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue: saiba como doar

Foto: Saul SchrammO Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quinta-feira (25). A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Essa relevância se tornou ainda maior em meio a um perí­odo de diminuição dos estoques nos hemocentros de todo o paí­s. De acordo com as assessorias de comunicação dos Hemocentros Unidos, durante a pandemia do coronaví­rus, houve uma diminuição de até 50% comparecimento diário de doadores em algumas regiões do paí­s.

No Hemosul MS as quedas nas presenças diárias chegaram a 50% em meses crí­ticos, mas com muita ajuda das campanhas e mobilização dos doadores a redução foi de apenas 10% nas doações no ano de 2020 em relação a 2019, em números, um impacto de mais de 5 mil bolsas a menos. â€œí‰ como se ficássemos um más inteiro fechado para doações no ano de 2020, tivemos épocas muito difí­ceis, mas hoje na comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue a gente já consegue ter uma esperança de retomada das doações e regularidade dos estoques para continuarmos ajudando a salvar vidas” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Como doar?

í‰ preciso cumprir alguns requisitos básicos. A pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mí­nimo 55kg. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto. 

Também é necessário esperar um perí­odo de 60 dias entre uma doação e outra, para homens; e 90 dias, para mulheres.
Há também impeditivo temporário em casos de ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Vacinas

Segundo o Hemosul Coordenador, por causa da pandemia da Covid-19 e do caledário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após aplicação para garantir uma doação segura.

Coronavac – 48h

Janssen, Astrazeneca e Pfizer – 7 dias

Para mais informações acesse o site www.hemosulms.gov.br ou acesse as nossas redes sociais @hemosulms

Fonte: Lí­via Miranda, assessoria de Comunicação Hemosul MS

2021-11-25 08:58:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.