27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Veterinário iguatemiense Gustavo Rosa realizará cirurgias no Canadá

Motivo de orgulho para Iguatemi, Gustavo dos Santos Rosa, é filho do Dr. Semarino e morou no Municí­pio até os 15 anos, quando se mudou para Londrina-PR, para cursar Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina(UEL), perí­odo 2009-2013. Em seguida, ele realizou Residáncia em clí­nica, cirurgia e anestesiologia de equinos (EQUIVET HOSPITAL VETERINíRIO 2014-2015) ; Residáncia em Cirurgia de grandes animais: UNESP Botucatu (2015-2017); Mestrado em cirurgia de equinos, com enfoque no uso de células tronco em enfermidades ortopédicas de equinos. UNESP BOTUCATU (2017-2019) e Atualmente: Doutorado na mesma área na UNESP BOTUCATU (2019-2022).

No ano de 2018, Gustavo foi contemplado com uma bolsa de estudos do Governo do Canadá (Emerging Leaders in Americas Program ou ELAP), para realizar um projeto de pesquisa durante 6 meses na University of Saskatchewan. A universidade está localizada na cidade de Saskatoon, Proví­ncia de Saskatchewan-Canadá.

Durante esse perí­odo, foram realizados dois importantes projetos. Um na faculdade de Medicina Veterinária e outro na Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan. No primeiro projeto, ele avaliou a capacidade de diferenciação de Células Tronco Gonadais, visando validar sua multipotáncia para utilização em casos de enfermidades que acometem o sistema locomotor. Após submeter as células a diversos estí­mulos, consegui induzir as células tronco, originadas do testí­culo de suí­nos, a produzirem tecido ósseo. Esta etapa nós deixou um passo mais próximo da validação para a utilização desta fonte celular em casos clí­nicos que demandam o uso da terapia regenerativas.

O segundo projeto, foi voltado í  medicina translacional (aplicabilidade a seres humanos), o objetivo era a regeneração da cartilagem articular através de sua substituição por um dispositivo produzido em laboratório (in vitro) por impressão 3D, usando um biomaterial (material compatí­vel com o corpo humano) associado a células tronco mesenquimais.

O dispositivo foi implantado em lesões na cartilagem articular de animais, para avaliar a qualidade de regeneração da cartilagem. Na primeira parte do experimento pude operar alguns animais para padronizar os protocolos. 

Por sua performance, Gustavo foi chamado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan a voltar para Saskatoon neste más de outubro, como cirurgião convidado. O convite partiu do Professor Brian Eames, para fazer as cirurgias nos animais do projeto de regeneração condral.

Caso haja sucesso nesta pesquisa, muitos humanos portadores de doenças articulares degenerativas poderão ser beneficiados com a aplicação desta tecnologia.

Na terça-feira dia 22/10, ele viajou para o Canadá, onde realizará operações nos demais animais que participarão deste projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan.

“Esperamos que este projeto tenha resultados favoráveis, para que possamos progredir com as etapas de inserção do produto no mercado, beneficiando seres humanos e animais portadores de enfermidades articulares com lesões de cartilagem”, declarou Gustavo.

A Prefeita Patrí­cia Margatto, parabenizou o Médico Veterinário, através de seu pai, e declarou que Gustavo Rosa, é motivo de muito orgulho para todos os iguatemienses.  

Fonte: Kidão/ Assessoria

2019-10-26 10:28:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.