Palestra sobre tabagismo foi realizada na casa da gestante

Na tarde da sexta-feira dia 15, aconteceu uma importante palestra na Casa da Gestante abordando o tema, “Tabagismo”. As Profissionais da Saúde, procuraram alertar e conscientizar especificamente grávidas, pais e mães fumantes sobre os males causados à exposição ambiental ao tabaco em crianças pequenas. Orientaram os pais para que abandonem o fumo e, também as mulheres grávidas.

“O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, é fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo agride as células prejudicando seu funcionamento normal. A nicotina substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, que podem levar a isquemia e ao IAM. Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, o acidente vascular encefálico”.

Participaram das orientações e informações sobre o “Tabagismo”, a Psicóloga Evelyn Susan, a Nutricionista Caroline Passos, a Enfermeira Olavinda de Souza e a Dra. Cecília Caseiro.


Foto e Fonte: Kidão/Assessoria de Comunicação