23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Idoso de Iguatemi morto com covid-19 pode ter se infectado em hospital de Dourados

Sem nenhum caso registrado de covid-19 até então, Iguatemi, cidade a 468 Km de Campo Grande e a 247 Km de Dourados, amanheceu com a informação de que a primeira confirmação foi também a primeira morte pela doença.

Para a população e até mesmo para as autoridades em saúde do municí­pio, a suspeita é de que o idoso, de 84 anos, que faleceu no Hospital da Vida em Dourados no último dia 7 de junho, tenha sido contaminado na cidade para onde foi fazer tratamento em 25 de maio, e o pior, a contaminação pode ter ocorrido dentro da unidade de saúde.

Segundo histórico do caso publicado pela Prefeitura de Iguatemi, o idoso foi encaminhado para Dourados em 25 de maio e antes de ser levado para lá, passou por avaliação que não indicava nenhum sintoma do novo coronaví­rus.

“Ele saiu daqui sem sintoma nenhum de covid e sabemos disso, porque antes de ser encaminhado, é feito todo um questionário das condições de saúde”, afirma a secretária de saúde de Iguatemi, Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli.

A queixa dele era de dor abdominal, e foi levado para Dourados “em decorráncia de emergáncia no aparelho digestivo”. Lá na cidade, considerada epicentro do novo coronaví­rus em Mato Grosso do Sul, ele passou por cirurgias e se encontrava em recuperação, quando acabou falecendo.

Dados da Prefeitura de Iguatemi indicam ainda que em 5 de junho, ainda internado no Hospital da Vida, o idoso começou a apresentar tosse e dor abdominal e então, surgiu suspeita de que ele poderia estar com covid-19.

Mesmo sem confirmação, o paciente foi isolado e exame molecular foi feito em 7 de junho para verificar se havia ou não contaminação pelo novo coronaví­rus. O exame, segundo Iguatemi, foi feito í s 9h30 da manhã, e o idoso acabou falecendo no mesmo dia, í s 20h45.

O resultado do exame saiu dois dias depois, em 9 de junho, dando positivo para covid-19. “Seguindo todo protocolo do Ministério da Saúde, o sepultamento foi realizado pela manhã do dia 08, no municí­pio de Iguatemi e a confirmação diagnóstica ocorreu na noite do dia 09 de junho”, diz nota da administração municipal.

Ainda de acordo com a prefeitura, filha e genro do idoso que o acompanhavam em Dourados já estão em Iguatemi e isolados em casa. Exame foi feito neles, mas resultado ainda não foi liberado.

A secretária de saúde de Iguatemi comentou não achar “correto ou justo” o caso ser computado para o municí­pio, já que a morte e provavelmente o contágio, ocorreu em Dourados.

Fonte: Lucia Morel/ Campo Grande News

2020-06-12 10:17:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.