16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Farmácias e drogarias farão plantão de 24 horas a partir de janeiro de 2019

Na manhã dessa segunda-feira dia (24), aconteceu uma importante reunião na Prefeitura Municipal entre a Secretária de Saúde Ivoni Pelegrinelli, o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e os proprietários de Farmácias e Drogarias de nosso Municí­pio.

A reunião, teve como objetivo regularizar o atendimento ininterrupto í  comunidade, com plantões de 24h em sistema de rodí­zio. Portanto, os empresários do ramo terão que se adequar as normas exigidas na Lei Federal nº. 5.991/1973:

No âmbito do municí­pio de Iguatemi/MS, o Código Sanitário (Lei nº. 853/2001), verbera em seu art. 188, o seguinte:

“As farmácias e as drogarias serão obrigadas a exercer plantão, pelo sistema de rodí­zio, para atendimento ininterrupto í  comunidade, obedecendo a normas expressas na legislação pertinente, cabendo ao distrito sanitário da respectiva administração regional o estabelecimento de escala periódica”.

Apesar da existáncia da Legislação, que determina o plantão 24 horas, tal situação não ocorre no municí­pio. Portanto a partir de janeiro de 2019, as farmácias e drogarias atenderão 24h, obedecendo um sistema de rodí­zio.

Desta forma a população local terá acesso, se necessário for, ao atendimento e compra de medicamentos, em caso de doença. A impossibilidade de adquirir um medicamento por não encontrar uma farmácia ou drogaria aberta, muitas vezes pode causar danos irreparáveis í  saúde. Afinal, quem já não passou pela situação de ter um membro da famí­lia ou pessoa próxima adoentada e, não encontrar nenhuma farmácia ou drogaria em funcionamento no perí­odo noturno ou na madrugada.

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Iguatemi, Paulo Amaral, a escala de plantões será divulgada a partir de dezembro de 2018.

Fonte: Kidão – Assessoria de Comunicação

2018-09-25 15:15:36

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.