23 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agricultores familiares de Iguatemi recebem primeiro frete de calcário pelo Pro Fertiliza MS

Fotos: Escritório da Agraer de IguatemiO municí­pio de Iguatemi recebeu, no último dia 7 de dezembro, o primeiro carregamento de calcário transportado gratuitamente aos agricultores familiares pelo Pro Fertiliza MS.

Foram descarregadas 37 toneladas do fertilizante compradas por quatro produtores da região do Assentamento Rancho Loma. O material será utilizado para a reforma de pastagens e plantio de milho.

O calcário reduz a acidez do solo, é fonte de cálcio e magnésio, estimula o crescimento das raí­zes, aumenta a disponibilidade de fósforo e reduz os ní­veis de alumí­nio e manganás, que são tóxicos para as plantas.

Pelas regras, o material é depositado em um único ponto e cada beneficiado leva sua parte para sua propriedade rural.

Os produtores interessados devem preencher um formulário de proposta que está disponí­vel nas unidades da Agáncia. Em seguida, será feita uma triagem para checar se o interessado atende aos requisitos estabelecidos no edital. O documento com as regras foi publicado em Diário Oficial no último dia 18 de agosto.

Basicamente, é necessário que a área da propriedade não seja maior do que quatro módulos fiscais. Essa unidade de medida é definida pelo Governo Federal. Em Iguatemi, por exemplo, ela é taxada em 180 hectares.

Além disso, a mão de obra nas atividades agrí­colas deve ser predominantemente familiar.

Também é necessário apresentar análise do solo onde o calcário será aplicado. O laudo não pode ter mais que um ano de expedição.

Organização

O Governo do Estado fará somente o transporte do produto. A compra é de responsabilidade dos interessados. No ato do preenchimento da proposta, é preciso encaminhar o pedido ou contrato da aquisição do insumo.

A aplicação na plantação não será de responsabilidade do Estado. Os extensionistas da Agraer estão disponí­veis para esclarecer dúvidas quanto a esses procedimentos nos escritórios municipais.

Se for constatada manipulação indevida das informações ou desvio de finalidade do programa, o transporte será suspenso e um procedimento administrativo será aberto para apurar o caso.

Caso seja provado, qualquer dano causado aos cofres públicos deverá ser reparado.

Fonte: Ricardo Campos Jr./ Assessoria da Agraer 

2022-12-09 10:28:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.