14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

"Muito tranquilo e educado", dizem moradores de Japorã sobre comportamento de Paulo Cupertino

Pouco mais de um más após o sumiço de Paulo Cupertino Matias, do municí­pio de Eldorado, na região sul de Mato Grosso do Sul, local que foi moradia dele por 8 meses, segundo a polí­cia, continuam as buscas tanto por ele como o ex-patrão, suspeito de ajudar na fuga. Paulo é apontado como autor do assassinato do ator Rafael Miguel e os pais dele, no ano passado, em São Paulo.

Além da Polí­cia Civil do municí­pio, que atua em ação conjunta com policiais de São Paulo, o Departamento de Repressão í  Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) também está apoiando as buscas.

O delegado titular de Eldorado, Pablo Reis, ressaltou que pouco mais de 20 pessoas prestaram depoimento, desde a notí­cia do sumiço de Paulo Cupertino da cidade. Questionadas, todas elas ressaltaram que ele era uma pessoa ;completamente tranquila, educada e muito pacata;.

;Foi um choque para muita gente aqui saber quem ele realmente era. Além dos depoimentos formais, nós também conversamos com dezenas de pessoas informalmente. Agora, as diligáncias continuam com as equipes de São Paulo e também do Dracco;, afirmou ao G1 o delegado.

Paulo passou por 7 cidades

Um levantamento do G1 apontou que Paulo Cupertino passou por pelo menos sete cidades de trás estados e se escondeu, até o final do más de outubro, num sí­tio no Mato Grosso do Sul depois que cometeu o triplo assassinato, em São Paulo.

empresário atirou nas ví­timas porque não aceitava o namoro da filha, Isabela Tibcherani, com o artista. Depois do crime, em junho de 2019, ele fugiu e, desde então, é procurado pela polí­cia.

Até o dia 27 de outubro de 2020, Cupertino estava trabalhando num curral em Eldorado (MS), onde cuidava do gado de um sitiante. Ele teria ficado no local entre 8 e 15 meses.

;Rota

Rota de fuga do Paulo Cupertino — Foto: Guilherme Pinheiro/G1 Arte

Na região, era conhecido como ;Manoel Machado da Silva;, nome falso que adotou para despistar os policiais. Além disso, usava barba branca e comprida e um boné como disfarces.

Dias depois, a Polí­cia Civil de São Paulo foi até a cidade sul-mato-grossense e conseguiu fotos que mostram a fisionomia mais recente do criminoso, que fugiu novamente (veja as fotografias nessa reportagem).

Até a publicação desta reportagem, Paulo continuava foragido da Justiça. Ele está na lista dos mais procurados de São Paulo. Quem tiver informações sobre seu paradeiro pode ligar para o Disque-Denúncia pelo número de telefone 181. Não é preciso se identificar.

;Isabela

Isabela Tibcherani fez tatuagem em homenagem ao namorado Rafael Miguel, morto em 9 de junho em São Paulo pelo pai dela. ‘Sempre juntos’, diz a frase — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Relembre o caso

Em junho deste ano a Justiça tornou Paulo réu no processo pelo qual responde por homicí­dio contra as trás ví­timas. Além disso, a Polí­cia Civil de São Paulo incluiu a foto e nome dele na lista de criminosos mais procurados do estado.

Outras simulações com fotos de possí­veis disfarces dele foram divulgados (veja abaixo). A polí­cia já verificou também quase 300 endereços em dez estados do Brasil e no Paraguai e Argentina sobre os possí­veis paradeiros do acusado.

Dois amigos de Paulo também se tornaram réus no processo que apura os assassinatos do ator Rafael Miguel e da famí­lia dele. No entanto, eles não foram acusados de homicí­dio, acabaram sendo pronunciados pela Justiça para responderem por ajudar na fuga do assassino, dando dinheiro, transporte e até comida para o empresário.

Paulo Cupertino é acusado de triplo homicí­dio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das ví­timas. Já os amigos do empresário respondem por favorecimento pessoal.

Rafael interpretou o personagem Paçoca na novela ;Chiquititas;, do SBT, e trabalhou num famoso comercial em que uma criança pede brócolis í  mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

;Cí­rculo

Cí­rculo mostra Paulo Cupertino trabalhando em curral de sí­tio em Eldorado, Mato Grosso do Sul, onde cuidava do gado — Foto: Reprodução/Divulgação/Polí­cia Civil

Fonte: Graziela Rezende, G1 MS 

2020-12-15 09:38:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.