População de Caarapó passa de 33 mil habitantes


 A população de Caarapó é de 33.471 habitantes. Os números são oficiais e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 28 de dezembro e têm por base prévia do Censo Demográfico de 2022.

 

O prefeito André Nezzi comemorou o crescimento populacional do município, que ganhou 2.466 moradores a mais desde a última estimativa divulgada. “É um crescimento consolidado, que vem na esteira do desenvolvimento verificado nos últimos anos”, sublinhou o dirigente.

 

O chefe do Poder Executivo municipal, em postagem feita nas suas redes sociais no apagar das luzes do ano passado, destacou ainda o saldo positivo na geração de empregos. “Vamos encerrando o ano mais uma vez com saldo positivo de 499 novas vagas de empregos com carteira assinada, segundo números do Caged”, publicou.

 

O Caged – vinculado ao governo federal - é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

 

O dirigente caarapoense informou também que tivemos somente esse ano um aumento de 367 novas empresas, desde microempreendedores individuais (MEI), micro, pequenas, médias e grandes, totalizando 2.684 no geral. “Esses números refletem bem como foi o crescimento e o desenvolvimento do nosso município em 2022. Seguimos trabalhando para que em 2023 a gente possa comemorar números ainda melhores”, pontuou o prefeito André Nezzi.

 

Brasil tem 207,8 milhões de habitantes

O IBGE divulgou no dia 28 de dezembro a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 do mês passado. De acordo com o órgão federal, o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes no ano passado. 

 

O IBGE considera que conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

 

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

 

Foto: Rodrigo Menegatti/Drone

Vista aérea parcial da cidade de Caarapó


-- Fonte: DILERMANO ALVES
  Bacharel em Comunicação Social/Jornalista - DRT 625/MS