21.2 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MEC autoriza o curso de Teologia na FETAC

Foto: DivulgaçãoA Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó – FETAC, acaba de ter mais um curso superior aprovado pelo Ministério da Educação – Teologia. Nos dias 07 e 08 desse más uma equipe do MEC realizaram a vistoria na instituição onde foram avaliados diversos quesitos para a autorização do curso.

De acordo com o diretor da faculdade, Antônio Marcos Veras de Souza, foi uma das avaliações mais criteriosas que a instituição já foi submetida. “Todos os cursos para serem aprovados precisam ter a grade curricular, docentes, estrutura fí­sica e quadro administrativo avaliados, no entanto, essa avaliação, realmente foi muito criteriosa – isso mostra que nossa faculdade está í  altura e possui condições de oferecer um curso de qualidade aos interessados”, disse o diretor.

O coordenador do curso, Vaner Matos que acompanhou todo processo de avaliação, pontuou que o curso foi autorizado em grau de Bacharelado na modalidade EAD, e será aberto a todo público sem distinção religiosa.

“Esta formação estuda as religiões como um todo, considerando o contexto histórico em que cada uma está inserida e sua a influáncia na sociedade. O papel deste profissional vai muito além da atuação junto a instituições religiosas, ou como padre ou pastor. Ele pode trabalhar em empresas, escolas e organizações não governamentais. Pode se dedicar ainda í  pesquisa e atuação social no Brasil ou exterior”, disse o coordenador.

Marcos Veras destacou que a faculdade vai aguardar a publicação da portaria e logo a faculdade anunciará o vestibular.

Conheça o Curso superior de Teologia

O curso superior de Teologia tem duração média de quatro anos e proporciona uma formação humaní­stica, com forte engajamento social.

Há focos diferenciados entre as instituições de ensino. A faculdade poderá dar ánfase ao estudo de textos sagrados e escrituras. Outras promovem a análise sociológica e antropológica das religiões. Independentemente do enfoque, os alunos de Teologia fazem o estudo aprofundado das tradições religiosas de diferentes grupos sociais. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Grade curricular do curso superior de Teologia

· Desenvolvimento Pessoal e Profissional

· Método Cientí­fico e Normas de Pesquisa

· Leitura e Interpretação de Texto

· Evolução das Ideias Sociais

· Atividades Complementares

· História e Cultura Afro-Brasileira e Indí­gena

· Filosofia da Religião

· Introdução í  Teologia

· Religiões Mundiais

· Psicologia Geral

· Atividades Complementares

· Tecnologia Investigativa

· Introdução ao Antigo Testamento

· Cristologia

· Fundamentos da Teologia

· Missiologia

· Atividades Complementares

· í‰tica e Responsabilidade Social

· Teologia da Graça

· Direitos Humanos e Diversidade Cultural

· Fundamentos da í‰tica Teológica

· Hebraico Bí­blico

· Atividades Complementares

· Lí­ngua Brasileira de Sinais – Libras

· Metodologia do Trabalho Comunitário

· Culto Cristão

· Ecumenismo

· Grego Bí­blico

· Atividades Complementares

· Polí­ticas Públicas e Meio Ambiente

· Moral Cristã

· Eclesiologia

· Espiritualidade Cristã

· Exegese Bí­blica

· Atividades Complementares

· Acessibilidade e Inclusão Social

· Introdução ao Novo Testamento

· Criação, Ecologia e Reino de Deus

· Oratória, Pregação e Comunicação

· Iniciação Cientí­fica I

· Ciáncia das Religiões

· Estágio Supervisionado I

· Atividades Complementares

· Raciocí­nio Lógico e Solução Criativa e Problemas

· Optativa

· Hermenáutica Bí­blica

· Métodos de Leitura Bí­blica

· Iniciação Cientí­fica II

· Teologia, Cidadania e Polí­ticas Públicas

· Estágio Supervisionado II

· Atividades Complementares

· Gestão Empreendedora

Mercado de trabalho

O profissional formado no curso de Teologia encontra diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Confira as principais:

Ministério: O preparo para o ministério religioso é o objetivo de grande parte dos estudantes de Teologia. Os profissionais formados podem prestar assistáncia e realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presí­dios, corporações militares e outras organizações ou corporações.

Pesquisa: O profissional da área de Teologia pode trabalhar fazendo pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influáncia que a religião exerce sobre determinado grupo social.

Ensino: Se licenciado, o profissional em Teologia pode dar aulas de religião em todos os ní­veis de ensino, ou ainda atuar em projetos educacionais de Organizações Não Governamentais (ONGs) e centros religiosos.

Empresas: Diversas empresas empregam estes profissionais para dar apoio e aumentar a eficiáncia das equipes. A Petrobras, por exemplo, contrata Teólogos para dar suporte í s equipes das plataformas marí­timas.

Mercado editorial: O profissional de Teologia pode atuar também como escritor, produzindo livros e revistas voltados para temas religiosos.

Fonte: Assessoria

2022-03-16 08:33:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.