‘Maio Amarelo’ alerta para a segurança no trânsito em Caarapó

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental estão engajados na campanha Maio Amarelo, em Caarapó. Foto: Dilermano Alves

Com o objetivo de promover maior segurança no trânsito, com ênfase na vida humana, municípios de todo o Brasil estão desenvolvendo neste mês diversas ações com participação do Poder Público e da sociedade civil. É o Maio Amarelo, movimento de mobilização e conscientização para redução de acidentes no trânsito e que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em 2019, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adotou o lema No trânsito, o sentido é a vida, temática sugerida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).


Em Caarapó, a campanha é promovida pela prefeitura, através da Semeec (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura), e o Demtrat (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran/MS, escolas estaduais e centros de formação de condutores.


As ações estão sendo desenvolvidas mediante a aplicação de palestras, blitzes educativas e diversos tipos de orientações sobre a prevenção de acidentes. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.


A cor amarela do movimento foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir pela metade os acidentes de trânsito.