Caarapó busca tecnologias e conhecimentos para fortalecer a agricultura familiar

Caravana de Caarapó teve importante participação na Tecnofam. Foto: DivulgaçãoCom o objetivo de oportunizar aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária, apresentando alternavas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, assim como maquinários, implementos e equipamentos voltados para a agricultura familiar, e ao mesmo tempo promover a troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias (estações a campo, oficinas, mostras e feira de produtos), foi realizada na cidade de Dourados, no fim da primeira quinzena deste mês a 4ª Edição da Tecnofam - Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar. O evento foi organizado pela Embrapa.

Alexandro Aparecido da Silva, chefe de Departamento de Agricultura e Pecuária, órgão da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Caarapó, informou que o município foi representado por técnicos da secretaria e por integrantes da comunidade indígena, pequenos produtores locais e profissionais ligados à área. Foram dois dias de participação, durante os quais duas caravanas de Caarapó participaram de atividades ligadas a tecnologias, práticas e inovações na agricultura familiar, participando de visitações técnicas; palestras; oficinas e troca de experiências.

Além das caravanas estiveram também no evento representantes do município que levaram o artesanato caarapoense ao público visitante, sendo 90 pessoas que representaram o município no evento, cuja participação foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Caarapó, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

Para o prefeito André Nezzi, a busca por conhecimento é muito importante para os agricultores familiares. “Isso permite um avanço do setor, responsável por alavancar a economia municipal”, observa, acrescentando que “a prefeitura municipal estará sempre de portas abertas e presente no que se diz respeito a valorização e fortalecimento dos pequenos produtores, com objetivo sempre de incentivar, a produção de alimentos uma vez que é de fundamental importância o incentivo para fortalecimento da economia local”.   

O prefeito lembra ainda que a administração incentiva os pequenos produtores através de atendimentos em programas de governo como o PAA, PNAE, Assistência Técnica Assistida, subsídio para preparo e plantio de roças e produção de hortaliças e fortalecimento na feira central, entre outras atividades.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria