Abertas as inscrições para as Escolinhas de Esportes de Caarapó

Prefeito André Nezzi durante reunião com a secretária Ieda Marran, o chefe de Esportes, Paulo Roberto de Souza, e professores das Escolinhas de Esportes. Foto: Dilermano Alves

O Departamento de Esportes e Lazer, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, abriu nesta terça-feira (26) as inscrições para as Escolinhas de Esportes. Em 2019, serão atendidas crianças e adolescentes de sete a 16 anos dos gêneros masculino e feminino nas modalidades basquetebol, voleibol, futebol de campo e futsal.


Conforme o calendário, as inscrições podem ser feitas nos seguintes locais e horários: campo Braz Zigart, segunda-feira, a partir das 13h30; quadra e campo da Escola Ñandejara-polo, Reserva Indígena Te’yikue, de terça a sexta-feira, das 8 às 16h30; quadra/praça de Nova América, diariamente, das 7 às 17h; ginásio de Esportes de Cristalina, terça-feira, das 8 às 15h; ginásio de esportes de Caarapó, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13 às 16h30; e Estádio Carecão, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.


O diferencial deste ano é a ampliação do projeto das Escolinhas, que será estendido para o distrito de Cristalina. Outra novidade no setor de esportes deverá ser o retorno do Campeonato Rural, além de outros incrementos na área de esportes, cujo calendário deverá ser oficialmente divulgado depois do carnaval.


A área de esportes da prefeitura de Caarapó divulgou os telefones de contato dos professores das Escolinhas de Esportes. Assim, pais que pretenderem obter informações detalhadas sobre o projeto poderão ligar nos seguintes números: 3453-5500 - R/5529 (Direção de Esportes); 9922-6581 – 99253-1027, professor Paulo Roberto; 99802-8005, professor Denis Cardoso; 99976-4616, professor Paulo Cáceres; 99638-1385, professor Vinicius; 99644-3762, professor Luís Fernando; 99602-1438, professor Fabrício; 99975-9089, professor Daniel; e 99922-5843, Professor Luciano.


O Projeto Escolinhas de Esportes é uma concepção da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, criado com o objetivo de democratizar o acesso à pratica das modalidades de futsal, futebol, basquetebol e voleibol, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens de sete a 16 anos como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, com prioridade para as comunidades em situação de vulnerabilidade social. 


É desenvolvido com a oferta der práticas esportivas educacionais, estimulando as crianças, adolescentes e jovens a manter a interação que possa contribuir com o desenvolvimento integral e de condições adequadas para a prática esportiva das modalidades de qualidade; busca o desenvolvimento de valores sociais; contribuir para a melhoria das capacidades físicas, habilidades motoras e técnicas, para a melhoria da qualidade de vida (alta estima, convívio, integração social e saúde) e para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil) e a conscientização da pratica esportiva, assegurando o exercício da cidadania. Além disso, incentiva que a prática das modalidades esportivas seja segura e monitorada, cuidando a integridade dos alunos no projeto, permitir que as crianças e adolescentes atendidos exerçam a sua liberdade de escolha para decidir de quais modalidades vão participar e oportunizar planejamento das atividades das atividades que serão realizadas durante as aulas.


Com a realização do projeto, os resultados esperados são: melhoria no convívio e na integração dos participantes, da alta estima dos participantes, do rendimento escolar dos alunos do projeto, das capacidades e habilidades motoras e técnicas dos participantes e das condições de saúde dos participantes; aumento do número de alunos nas atividades dos projetos e diminuição da exposição dos alunos a riscos sociais e da evasão escolar.


Fonte: Assessoria