24.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Produtores de Tacuru já realizam silagem em 2020 com apoio da administração

Os pequenos produtores de Tacuru, enquadrados na Agricultura Familiar, e também outros produtores que precisam fazer silagem, hoje contam com o apoio da Prefeitura do municí­pio, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem a frente o secretario Ailton Milani Granjeiro, para o plantio, colheita e produção da silagem, principal fonte de alimentação para animais, em especial o gado de corte e de leite. 

O desenvolvimento da atividade garante uma economia de cerca de 30% aos agricultores, que não precisam contratar uma empresa privada para executar. Em 2019, mais de 40 hectares por todo o municí­pio foram beneficiados. Segundo o secretário Ito Milan, o serviço se estende í  toda classe produtora e podem ser solicitar o serviço.

Para 2020, a expectativa é que a área trabalhada seja maior que a do ano anterior, chegando a 100 hectares, como relatou o secretário da pasta, “Por ano, o produtor rural tem dois perí­odos de safra de silagem, a primeira entre dezembro e fevereiro e a segunda entre maio e junho. Neste ano já observamos uma procura maior dos produtores pelo serviço e esperamos um aumento significativo no número de hectares atendidos”, disse.

Para usufruir do serviço, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura com pelo menos quinze dias de antecedáncia, e solicitar o serviço que será realizado custando para o produtor apenas o óleo diesel consumido por hora trabalhada. Com o serviço da Prefeitura, que oferece o maquinário e também a mão-de-obra, os pequenos produtores garantem que a produtividade não seja comprometida por falta de infraestrutura.

“O serviço da Prefeitura tem ajudado bastante. Porque a gente não tem o equipamento para fazer, então facilita para a gente a questão da silagem, que é a comida das vacas. A gente que está começando a luta, alinhando todas as coisas, para comprar todas as máquinas necessárias fica muito caro. Então, para o pequeno produtor, tem ajudado muito”, contou Ailton Reinaldo pequeno produtor do municí­pio

Fonte: José Carlos/ Assessoria

2020-02-03 10:31:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.