18.1 C
Amambai
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Atleta indígena de Amambai é bicampeão brasileiro de atletismo

O atleta de Amambai, Yuri Moreira Benites, conquistou nesse final de semana, o bicampeonato brasileiro do lançamento do dardo (categoria 12 a 14 anos), dos Jogos Escolares da Juventude, Fase Nacional, que acontecem em Blumenau, estado de Santa Catarina.

Em setembro deste ano, Yuri, que tem 14 anos e é aluno do 8º ano B da Escola Guarani Kaiowá Municipal, da aldeia Amambai, conquistou  em Fortaleza, no Ceará, a medalha de prata (2ª colocação) na prova do lançamento do dardo do Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Sub-16 anos.

Com os ótimos resultados obtidos em competições nacionais, o atleta de Amambai alcançou o í­ndice e foi convocado pela CBDE (Confederação Brasileira de Desposto Escolar), para representar o Brasil no 15º Campeonato Sul-Americano Escolar, que acontece de 30 de novembro a 7 de dezembro em Asunción, capital do Paraguai.

Outra medalha

Além do bicampeonato de Yuri Moreira, outro atleta, também indí­gena, levou o nome de Amambai e do Mato Grosso do Sul ao pódio nos jogos em Santa Catarina nesse final de semana. Juliano Lima conquistou a 3º colocação na mesma prova do lançamento do dardo.

Yuri Moreira Benites e Juliano Lima integram a equipe de atletismo desenvolvida através da APP (Associação dos Pais e Professores) da Escola Guarani Kaiowá, entidade esta que é filiada a FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul).

A equipe tem como técnico o professor de educação fí­sica indí­gena Miller Samorio que, com apoio da diretora da Escola Guarani Municipal, professora Dayane Aquino Cáceres, da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) da prefeitura local e da Secretaria Municipal de Educação, em Amambai, desenvolve um trabalho de base que tem revelado, dentro da comunidade indí­gena, diversos talentos para o esporte amambaiense.

Juliano Lima também garantiu para Amambai e para o MS, a 3ª colocação na competição nacional em Santa Catarina.

Os amambaienses Yuri (1º) e Juliano (3º) no pódio no sul do Paí­s.

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2019-11-26 09:05:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.