Em 13 de maio de 1976, o então Governador José Garcia Neto, criava o pujante município de Mundo Novo, já com uma estrutura sólida. O município que passou a ser reconhecido oficialmente, passa a apresentar um papel fundamental para a região.
A cidade, que tem como padroeira Nossa Senhora das Graças, elegeu como representante do povo, para o mandato de 2017/20, o radialista Valdomiro Sobrinho Brischiliari e como representantes da casa de leis os vereadores, Paulo Lourenço da Silva, Wagner Correia, Gildo Amaral, Rosemare de Moura, Alfonso Lavarda, Gessé Ferreira, Eduardo Bertipáglia, Paulo Ricardo Vieira, Jefferson Hespanhol Cavalcante, Kaudi Kenps Filho Nage e Nilva Santos.
O município de Mundo Novo está situado no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Iguatemi. Com área territorial de 477,783 km², faz divisa com os municípios de Japorã, Eldorado e com o Estado do Paraná, fazendo ainda fronteira com o Paraguai através da cidade de Salto Del Guairá, linha terrestre asfaltada e separadas por uma distância de 14 km. A distância do município até capital do estado é de 463 km e a principal via de acesso í cidade é a Rodovia BR-163.
De acordo com estimativas do IBGE, a população mundonovense atingiu, em 2019, 18.366 habitantes e densidade demográfica de 35,67 hab/km². Desde sua criação, a população do município tem crescido de maneira progressiva.
O 3º Pelotão de Polícia Militar é responsável pelo policiamento em Mundo Novo, visando primordialmente, í preservação da ordem pública, a garantia e a manutenção da paz e da tranquilidade e a proteção í vida da população mundonovense. Por meio do policiamento realizado diuturnamente pelos policiais militares, são desenvolvidas ações preventivas como o policiamento escolar e no comércio, ações conjuntas com os demais órgãos de Segurança Pública, tais como palestras e operações preventivas e repressivas, exercendo ainda, papel fundamental no trânsito da cidade, por meio da fiscalização e do policiamento, cumprindo e fazendo cumprir a legislação de trânsito, com o objetivo principal de garantir um tráfego seguro e a proteção í vida.
Além disso, o 3º Pelotão atua na prevenção contra í s drogas, violáncia doméstica, acidentes e crimes de trânsito, por meio de programas e projetos como o PROMUSE (Programa Mulher Segura), PROERD (Programa Educacional de Resistáncias í s Drogas), campanhas e palestras de trânsito, onde todos os policiais militares do 3º Pelotão são envolvidos.
Por fim, é importante destacar que o efetivo do Pelotão de Polícia Militar de Mundo Novo trabalha imbuído na filosofia de Polícia Comunitária, na qual Polícia e Comunidade trabalham em conjunto para identificar, priorizar e resolver os problemas relacionados í segurança pública.
Dessa forma, a Polícia Militar atua diuturnamente realizando o policiamento ostensivo e preventivo em Mundo Novo, estamos presentes servindo í população. Conte conosco e participe também. Afinal, segurança pública, além de dever do Estado, é direito e responsabilidade de todos.
Fonte: Assessoria
2019-11-13 10:20:00