Vilson Nascimento
A Prefeitura de Jutí está buscando parceria com a Prefeitura de Amambai, com o objetivo de atender as demandas de pequenos produtores de dois assentamentos rurais localizados no município de Amambai.
Os assentamentos Guanabara e Sebastião Rosa da Paz estão localizados do lado amambaiense do Rio Amambai, mas a cerca de 80 quilômetros da sede do município e a apenas cerca de 20 quilômetros da cidade de Juti.
O prefeito de Jutí, Gilson Cruz, enfatiza que os dois assentamentos rurais têm demandas frequentes, como conservação de estradas, por exemplo, mas o atendimento por parte do município de Amambai acaba dificultado por conta da distância.
Gilson Cruz ressalta também que Juti dispõe de programa de assistência e incentivo ao pequeno produtor, que poderiam atender também as famílias dos dois assentamentos amambaienses, mas não podem ser colocados em prática devido à legislação, por estarem em outro município.
“A maior parte dos moradores dos assentamentos, incluindo o Guanabara, frequentam e buscam atendimento em Jutí, mas a prefeitura não pode desempenhar ações lá pela questão de ser em outro município. Nossa proposta é criar um Termo de Cooperação entre os municípios de Jutí e Amambai para garantir um atendimento mais eficiente aos pequenos produtores instalados nos dois assentamentos”, disse o prefeito Gilson Cruz.
Durante o ato Roda de Conversa de Prefeito para Prefeito, realizado em outubro, em Amambai, ao ser procurado pelo vereador e vice-prefeito eleito de Juti, Elício Rocha, o “Mano”, na ocasião representando o prefeito Gilson Cruz, para tratar sobre o assunto, o prefeito eleito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, se mostrou interessado.
Sérgio Barbosa lembrou que, para formalizar a parceria entre os dois municípios visando melhor atendimento de demandas das duas comunidades rurais, será necessário a implantação de um Termo de Cooperação entre as prefeituras de Amambai e Juti, com a aprovação das câmaras municipais dos dois municípios para dar legalidade jurídica à parceria.