O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assina hoje (16) em Brasília, a partir das 10h, o contrato do Profisco II (Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado), para empréstimo de US$ 47 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que conta com a garantia da União.
Este recurso vai continuar os investimentos na modernização e fortalecimento do setor de arrecadação do Estado, para melhorar a gestão dos gastos públicos, usando tecnologias digitais que vão dar mais dinâmica na área fiscal, dispondo de auditoria eletrônica e mais eficiáncia nas compras públicas, assim como fiscalização.
âO novo projeto contemplará investimentos no aproveitamento das novas tecnologias da economia digital como a inteligáncia artificial, assim como a automação do processo tributário que permitirão inovar ainda mais na gestão fiscalâ, disse o coordenador do Profisco, o auditor fiscal Tadeu Lourenço.
Para ter acesso a este recurso, nesta segunda edição, o governo estadual vai entrar com uma contrapartida de US$5,3 milhões. Esta verba será usada ao longo de cinco anos, para financiar e modernizar a administração tributária.
O secretário estadual de Fazenda, Felipe Matos, contou que esta inserção de novas tecnologias começou em 2007, quando houve a primeira edição do Profisco, onde o setor começou a apostar no uso da tecnologia da informação, reduzindo inclusive o uso de papel.
Para esta edição, as conversas do governo com o BID começaram em novembro de 2017, quando houve a primeira visita com a atual gestão. Em fevereiro foi feita a consolidação da proposta, sendo fechada a documentação em março. A assinatura será firmada hoje (16), no Ministério da Fazenda.
Fonte: Leonardo Rocha/ Campo Grande News
2019-09-17 09:14:00