O Projeto de Lei do deputado estadual Neno Razuk, que institui a Farmácia Veterinária Popular foi aprovado e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. A aprovação em segunda votação ocorreu na semana passada, e nesta terça-feira (3) teve a redação final aprovada.
Entende-se por Farmácia Veterinária Popular os estabelecimentos farmacáuticos privados que, por meio de convánio com os municípios, vão comercializar diretamente ao consumidor (no varejo), com preços subsidiados, medicamentos de uso veterinário e que tenham como finalidade o tratamento de doenças em animais domésticos.
âSabemos o quanto os animais domésticos estão presentes nas famílias e que, muitas vezes, quando há o adoecimento, o dono não tem condições financeiras de custear o tratamento. Queremos tornar possível esse cuidadoâ, disse o deputado.
Ele também lembrou que algumas zoonoses podem ser transmitidas aos humanos e por meio do acesso aos medicamentos é possível contribuir para a redução de casos.
Considerando apenas cães e gatos, dados apresentados no projeto apontam aumento de 17,6% no número desses animais nos últimos anos. O dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Fonte: Assessoria
2019-09-04 07:37:00