Mato Grosso do Sul teve sensação térmica de 50ºC nesta segunda-feira (9) conforme dados compilados pelo meteorologista Natálio Abrahão Filho. A cidade mais quente foi Porto Murtinho, na região pantaneira. Ela marcou 41,6ºC de máxima, mas com sensação de 50ºC. O município também teve o menor índice de umidade do ar, com 8%.
Caarapó registrou máxima de 37,6ºC, com sensação térmica de 45ºC umidade do ar chegou à 14%.
Ainda no Pantanal, Miranda (41ºC) e Aquidauana (40ºC) superaram os 40ºC. As duas cidades também tiveram índice de umidade em nível de emergência (abaixo de 12%), registrando 9%, assim como Jardim, Amambai e Costa Rica.
Em Campo Grande, a umidade relativa do ar atingiu 11%, com máxima de 37,3ºC e sensação térmica de 44ºC. Apesar da fumaça no céu da Capital, a Estação UFMS de Qualidade do Ar apontou o índice em 77, isso significa que a qualidade do ar é aceitável. No entanto, membros de grupos sensíveis podem ter efeitos na saúde.
A cidade de Corumbá marcou 39,9ºC e sensação térmica de 47ºC. O portal AQICN, que monitora a qualidade do ar do mundo todo, colocou o índice de 157 (pouco saudável) para o município pantaneiro, o que significa que toda população pode sentir efeitos.
Para esta terça-feira (10), todas as 79 cidade de Mato Grosso do Sul têm alerta de onda de calor de grau laranja, que prevê temperaturas 5ºC acima da média entre três e cinco dias. O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vai até o dia 12. O outro aviso é de baixa umidade entre às 10h e 21h variando entre 30% e 20%.