23.1 C
Amambai
sábado, 16 de novembro de 2024

Projeto Maria Maria abre atividades do segundo semestre em Caarapó

A Secretaria Municipal de Assistáncia Social de Caarapó realizou na tarde de quarta-feira (21) o evento de abertura das atividades do segundo semestre deste ano do Projeto Maria Maria. A solenidade reuniu autoridades municipais e mulheres atendidas pelo programa no Centro da Criança, espaço de desenvolvimento de ações da prefeitura municipal.

O Projeto Maria Maria é uma estratégia da administração municipal de atendimento í s mulheres para geração de renda e consiste na oferta gratuita de cursos de pintura em tecido, corte e costura, design de sobrancelhas, cabeleireira, crochá em barbante e crochá em linha fina. Custeado com recursos integralmente da prefeitura, está pautado na proteção social básica, que tem como objetivo desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de ví­nculos familiares e comunitários.

Neste ano estão sendo atendidas 250 mulheres em diversos espaços da prefeitura – Centro da Criança, CRAS I e II, Clube de Mães Ana Nery, distritos de Nova América e Cristalina e Comunidade Serrito, na zona rural, sob a coordenação geral da assistente social Luciene Cavalheiri.

O ato de abertura das atividades do projeto para este segundo semestre – que também foi alusivo ao “Agosto Lilás”, más que simboliza o combate í  violáncia doméstica e proteção í  mulher -, teve a participação do prefeito André Nezzi (PSDB), da presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), dos secretários municipais Janaí­na Guedes (Assistáncia Social), Ieda Maria Marran (Educação, Esporte e Cultura), Valberto Ferreira Costa (Saúde), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura) e Douglas Batista de Sousa (Suprimento e Logí­stica), além do vereador Clenilson Francisco da Silva (PSC), conselheiros tutelares, entidades não governamentais, representantes da Força Nacional e Corpo de Bombeiros.

Em seu pronunciamento, o prefeito André Nezzi anunciou a criação da Coordenadoria de Polí­ticas Públicas para as Mulheres, que visa desenvolver ações diversas para conscientização e esclarecimentos sobre os tipos de violáncia doméstica, direitos das mulheres e procedimentos de proteção e acompanhamento das ví­timas.

“Também estaremos criando a Sala Lilás na sede da delegacia de Polí­cia Civil, que tem como caracterí­stica ser um espaço acolhedor, exclusivo para crianças, meninas e mulheres ví­timas de violáncia fí­sica e sexual, onde podem aguardar a realização de exame de corpo de delito ou boletim de ocorráncia com mais conforto e privacidade”, anunciou o prefeito, acrescentando que, com ambientação aconchegante e com profissionais da Secretaria de Assistáncia Social, a proposta é humanizar o atendimento í s ví­timas de violáncia doméstica e familiar.

O evento foi encerrado com uma palestra sobre empreendedorismo, igualdade de gánero e enfrentamento da violáncia contra a mulher, proferida pela policial militar Gleice Aguilar, da cidade de Dourados.

Fonte: Dilermano Alves
 Jornalista – DRT 625/MS
Especialista em Comunicação & Marketing

2019-08-23 09:24:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.