Um morador do Jardim Santa Marta, em Caarapó, de 54 anos de idade, teve um final de tarde de quinta-feira (25), nada agradável, é que ele caiu em um golpe estelionatário e perdeu quase R$ 18.000,00.
De acordo com boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil, por volta das 17h30, uma suposta analista do setor de fraudes do Mercado Livre entrou em contato com a vítima, lhe informando que haviam realizado uma compra suspeita no valor de R$ 4.600,00 em seu cadastro no Marcado Livre, e gostaria de confirmar a legitimidade da compra.
De imediato a vítima disse não ter realizado nenhuma compra na empresa. Porém, a suposta analista, pediu para que a vítima confirmasse alguns dados, que temendo uma compra indevida em seu cadastro no Mercado Livre, considerando a engenharia social utilizada pela estelionatária, temendo o prejuízo, passou a fornecer informações sensíveis sobre sua conta corrente, acreditando que estaria cancelando a compra.
Logo em seguida a vítima se deu conta de que poderia ter caído em um golpe. Sendo que para tirar a dúvida, ela foi analisar sua movimentação bancária e constatou que foi realizado uma transferência PIX no valor de 17.800,00, transação realizada pela estelionatária em posse de seus dados.
Diante do fato a vítima foi até a agência do banco onde é correntista para pedir o bloqueio cautelar do valor transferido conta em nome de Gabrieli Santos, CPF 602.075.590-82, agência 3451, conta 899443791-4, na instituição financeira Caixa Econômica Federal.
Ao registrar o boletim de ocorrência na delegacia de Caarapó ela foi orientada a ir até a instituição financeira em que é correntista e realizar o MED (Monitoramento Especial de Dados), procedimento para monitorar transações financeiras suspeitas de fraude, como as envolvendo o PIX.